Sociologia da Comunicação
0
2015-2016
01010433
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A maioria das sessões consistirá na exposição letiva da docente com base em apresentações powerpoint, procurando que os alunos discutam os slides em apresentação. Além disso, haverá visionamento de diferentes materiais visuais de estudo como fotografias, documentários e filmes, sempre que adequado.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular analisa as origens e o desenvolvimento da Sociologia da Comunicação na sua proximidade a alguns núcleos centrais da teoria sociológica. Partindo do surgimento dos meios de comunicação de massas no início do século XX, propõe-se o seguimento de algumas linhas de pensamento e escolas que forneceram as bases para o estudo da comunicação e o posterior estudo dos meios de comunicação e das suas formas de interação social até ao corrente século.
Assim, procura-se proporcionar aos alunos visão global e histórica da abordagem sociológica aos média e à comunicação a fim de que possam: reconhecer várias dimensões da comunicação e dos media, diferenciando sobretudo os seus aspetos sociais; compreender as principais implicações da cultura mediática e as suas influências no campo social; desconstruir a naturalização do fenómeno da comunicação na experiência quotidiana; conhecer alguns dos principais fundamentos do pensamento sobre a comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As primeiras teorias sobre a construção de significado no mundo social:
A Escola de Chicago: John Dewey e Robert Park
2. Media e da sociedade: os efeitos dos media no mundo social
Interacionismo simbólico
Media, efeitos e opinião pública: Lazarsfeld e a mass communication research
3. A Viragem Cultural na Investigação dos media
Estudos de receção
Estudos culturais: comunicação e sub-culturas
4. Media e entretenimento: Cultura de fans e de celebridades.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Rosa Cruz Silveirinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Mattelard, A e Mattelard, M. (2002) 2ª edição, História das Teorias da Comunicação, Porto: Campo das Letras.
Escosteguy, Ana Carolina D. (2001), Cartografias dos estudos culturais uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica
Turner, Graeme (2004), Understanding celebrity, London: Sage.
Esteves, João Pissarra (2011), Sociologia da Comunicação, Fundação Calouste Gulbenkian
João Pissarra Esteves (org.) (2002). Comunicação e sociedade. Lisboa: Livros Horizonte
Rieffel, Rémy (2003), Sociologia dos Média, Porto: Porto Editora.