Discurso e Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010422
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia seguida nas aulas de Discurso e Comunicação obedece ao teor teórico-prático da unidade curricular. Nas aulas com maior peso teórico, os conteúdos são expostos pela docente, com o recurso a datashow, para que o discurso seja acompanhado de um modo mais eficaz e claro. Havendo um módulo programático mais prático, na segunda metade do semestre, as aulas funcionam em regime de oficina, em que os estudantes são confrontados com exemplos diversificados e executam exercícios de análise vários.

Resultados de Aprendizagem

Discurso e Comunicação é uma unidade curricular obrigatória do plano de estudos de Jornalismo e Comunicação, que estabelece continuidade pedagógica com as unidades de Língua Portuguesa e de Técnicas de Redação. Se estas abordaram as dimensões linguística e textual, em Discurso e Comunicação o estudante é conduzido a uma reflexão sobre discurso, nas suas dimensões social, contextual e pragmática. Espera-se que, no final do semestre, os estudantes estejam habilitados a:

* articular a reflexão sobre os paradigmas teóricos de discurso, na sua complexidade e diversidade de manifestações, com os instrumentos metodológicos mais adequados à prática de análise de diversos géneros textuais e discursivos;

* entender a especificidade do discurso noticioso dos media;

* problematizar a neutralidade e a objetividade como categorias do discurso;

* perceber o funcionamento da linguagem persuasiva na construção do discurso mediático;

* dominar as principais ferramentas de análise do discurso.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Problemática do conceito de discurso

1.1.  Do texto ao discurso

1.2. O desenvolvimento da pragmática para a compreensão do discurso

1.3. Discurso, contexto e dimensão social

 

2. O discurso e o poder dos media

2.1. A mediatização da experiência pelo discurso

2.2. O discurso das notícias

2.3. O conceito de objetividade e a subjetividade do discurso

2.4. O discurso de informação e o discurso de opinião

 

3. A Análise do Discurso e os media

3.1. Objetivos da análise do discurso

3.2. A Análise do Discurso e a contribuição da Linguística.

 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Teresa Fernandes Peixinho de Cristo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

BARTHES, R. (2007). Mitologias. Lisboa: Edições 70.

BARTHES, R. (2007). Elementos de Semiologia. Lisboa: Edições 70.

BIGNELL, J. (1997). Media Semiotics. An Introduction. Manchester: Manchester University Press.

CHARAUDEAU, P. (2011). Les médias et l’information: l’impossible transparence du discours. Bruxelles : De Boeck.

ESQUENAZI, J-P. (2011). L’écriture de l’actualité: pour une sociologie du discours médiatique. Grenoble : PUG.

FAIRCLOUGH, N. (2011). Media Discourse. London: Bloomsbury Academic.

FIDALGO, A. (1998). Semiótica: a Lógica da Comunicação. Covilhã: UBI.

KRESS, G. (2001). Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Arnold.

MATHESON, D. (2005). Media Discourses: analyzing media texts. Maidenhead: Open University Press.

PEDRO, E. R. (org.). (1997). Análise crítica do Discurso. Lisboa: Caminho.

VAN DIJK, T. A. (2005). Discurso, notícia e ideología. Estudos na Análise Crítica do Discurso. Porto: Campo das Letras.