Introdução à Microeconomia
0
2017-2018
01010411
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A organização dos tempos letivos pressupõe a existência de tempos de participação ativa dos estudantes. Nas aulas de natureza mais expositiva procura-se estimular a discussão da importância e validade do tema em análise, recorrendo-se a diapositivos (em suporte powerpoint). Outras são dedicadas à resolução e discussão de problemas práticos (reais e/ou simulados) e à interpretação económica das respetivas soluções.
Resultados de Aprendizagem
Os/As estudantes devem compreender os conceitos básicos da economia e as suas implicações no comportamento dos agentes económicos; conhecer e compreender como os consumidores e os produtores determinam as suas escolhas, identificando o seu impacto no bem-estar; conhecer e compreender o mecanismo de preços e o seu papel na afetação dos recursos; distinguir as diferentes estruturas de mercado, reconhecendo as relações básicas entre as variáveis associadas à procura e à oferta que caracterizam cada uma delas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à (micro)economia
2. Procura, Oferta e Equilíbrio de Mercado
3. Teoria do Comportamento do Consumidor
4. Teoria da Empresa
5. Estruturas de Mercado
6. Falhas do Mercado.
Métodos de Avaliação
Avaliação
avaliação contínua (fichas de trabalho + 2 testes: 40% + 30% + 30%: 100.0%
Bibliografia
VARIAN, Hal R. - Microeconomia intermédia : uma abordagem moderna. 8ª ed.. Lisboa : Verlag-Dashofer, 2011. [BP 330.101.542 VAR]
FRANK, Robert H. (2006) Microeconomia e comportamento. 6ª ed.. Lisboa : Editora McGraw-Hill de Portugal, 2006. [Ed. de 2001: BP 330.101.542 FRA]