Introdução à Microeconomia

Ano
3
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010411
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A organização dos tempos letivos pressupõe a existência de tempos de participação ativa dos estudantes. Nas aulas de natureza mais expositiva procura-se estimular a discussão da importância e validade do tema em análise, recorrendo-se a diapositivos (em suporte powerpoint). Outras são dedicadas à resolução e discussão de problemas práticos (reais e/ou simulados) e à interpretação económica das respetivas soluções.

Resultados de Aprendizagem

Os/As estudantes devem compreender os conceitos básicos da economia e as suas implicações no comportamento dos agentes económicos; conhecer e compreender como os consumidores e os produtores determinam as suas escolhas, identificando o seu impacto no bem-estar; conhecer e compreender o mecanismo de preços e o seu papel na afetação dos recursos; distinguir as diferentes estruturas de mercado, reconhecendo as relações básicas entre as variáveis associadas à procura e à oferta que caracterizam cada uma delas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à (micro)economia

2. Procura, Oferta e Equilíbrio de Mercado

3. Teoria do Comportamento do Consumidor

4. Teoria da Empresa

5. Estruturas de Mercado

6. Falhas do Mercado.

Métodos de Avaliação

Avaliação
avaliação contínua (fichas de trabalho + 2 testes: 40% + 30% + 30%: 100.0%

Bibliografia

VARIAN, Hal R. - Microeconomia intermédia : uma abordagem moderna. 8ª ed.. Lisboa : Verlag-Dashofer, 2011. [BP 330.101.542 VAR]

FRANK, Robert H. (2006) Microeconomia e comportamento. 6ª ed.. Lisboa : Editora McGraw-Hill de Portugal, 2006. [Ed. de 2001: BP 330.101.542 FRA]