Língua e Cultura Latinas II

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
02024606
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

-Estabelecer a relação entre a Língua Latina e a Língua Portuguesa numa relação de compreensão entre os dois sistemas linguísticos.

-Explorar o texto na reciprocidade do desenvolvimento filológico (uerba) e problematização filosófica (res)

- Refinar questões retórico-argumentativas e estratégias discursivas

-Promover tarefas que levem o aluno a organizar os seus próprios esquemas conceptuais na construção progressiva do conhecimento.

-Enriquecimento do vocabulário.

Resultados de Aprendizagem

OBJECTIVOS
Reconhecer a actualidade da matriz latina na cultura portuguesa
Reforçar a competência comunicativa e o domínio linguístico do português:competências retórico-argumentativas.
Confirmar a relação léxico-semântica entre a língua portuguesa e a língua latina
Avaliar criticamente os valores transmitidos para a actualidade
Problematizar as dilemáticas humanas e as complexidades do Homem hoje,nas obras traduzidas.
Aprofundar as estruturas linguísticas da Língua Latina
Adquirir autonomia de análise e leitura
COMPETÊNCIAS
- Leitura e compreensão de um texto latino.
- Capacidade de estabelecer análises comparativas entre a Língua e Cultura Latinas e Portuguesas.
- Capacidade hermenêutica e interpretativa de conteúdos literários
- Manuseio linguístico proficiente em cenário novo de tradução
- Desenvoltura na análise sintáctica e tradução da Língua Latina.
- Inferências lexicais,histórico-semânticas para o Português.
- Problematização e reflexão filosófica dos autores

Estágio(s)

Não

Programa

CULTURA LATINA (res)
1.Enquadramento histórico-cultural:
1.1. Autores referentes a cada um dos periodos:
-Latim pré-literário
-Latim Arcaico
-Latim Clássico
-Latim Imperial
-Latim Tardio
-Latim Medieval
-Latim Renascentista
2.Biografia dos autores e enquadramento histórico-cultural
a)Tito Lívio
b)Cicero
c)Fedro
d)Ovídio
e)Séneca
f)Publílio Siro
g)Horácio
3.Tradução e análise filológica de excertos das respectivas obras dos autores:
a)Ab urbe condita
b)De Republica,De Amicitia,De finibus,De natura deorum,De oratore,de senectute
c)As Fábulas
d)Ars Amatoria
e)Epistulae ad Lucilium
f)Sententiae
g)Ars Poetica
LÍNGUA LATINA
1.Revisão das declinações e das classes nominais
2.Revisão das conjugações e flexões verbais    
3.Verbo sum e seus compostos
4.Verbos irregulares
5.Verbos depoentes e semidepoentes
6.Modo Conjuntivo do Infectum e Perfectum:
7.Voz Passiva das quatro conjugações dos verbos regulares
8.Orações subordinadas
9.Formas impessoais:Infinitivos;particípios;Gerúndio

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel Correia Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é formativa e contínua através de instrumentos de avaliação, que permitem o registo objectivo do processo ensino/aprendiagem: testes, análise de texto, questionários, trabalhos de casa. : 100.0%

Bibliografia

Boxus, Anne-Marie & Lavency, Marius (1993). CLAVIS. Grammaire latine pour la lecture des

auteurs. Louvain-la-Neuve: Duculot.

Cauquil, G. & Guillaumin, J.-Y. (1992). Vocabulaire essentiel du latin. Paris: Hachette.

Dicionário de Latim-Português, Porto Editora. 

Ernout, A. (1989). Morphologie historique du Latin. Paris: Éditions Klincksieck.

Ernout, A. & Thomas, F. (1959). Syntaxe latine. Paris: Éditions Klincksieck.

Figueiredo, Nunes de e Almendra, Maria Ana, Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora.

Pereira, Maria Helena da Rocha (2000, 4ª ed.). Romana. Antologia da Cultura Latina. Coimbra:

Instituto de Estudos Clássicos.

Serbat, Guy (1994). Les Structures du Latin. Paris: Picard.