Língua e Cultura Japonesas III

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02024551
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Japonês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Métodos de Ensino

Ao longo do ano vamos proporcionar mostras culturais como origami,caligrafia,cerimónia de chá,gastronomia e traje e também situações de diálogo em japonês entre os formandos e alunos estudantes japoneses do curso anual de Língua e Cultura Portuguesas da F.L.U.C.Em virtude dos laços existentes entre a Universidade de Coimbra e Universidades Japonesas como Kyoto, Kansai,Tokyo,Waseda,Tenri e Kobe,vamos procurar a informação necessária para facilitar o acesso ao intercâmbio dos formandos portugueses verdadeiramente interessados e aplicados.

Resultados de Aprendizagem

Este curso tem como objectivo fundamental proporcionar a consolidação e o alargamento do domínio oral e escrito da língua japonesa.

 

Os formandos devem ganhar competências mais sólidas na comunicação oral e na composição escrita. Exige-se igualmente o desenvolvimento da capacidade de apreciar os valores da cultura japonesa no contexto dos valores universais, o que será muito facilitado pelos materiais didácticos disponíveis.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Língua Japonesa: na sequência do ensino e da aprendizagem na cadeira de Língua e Cultura Japonesas I e II, os alunos irão aprender os caracteres de Kanji e irão aprender: escrita em combinação de Kanji, Hiragana e Katakana e suas regras; leitura e interpretação de lendas japonesas; composição escrita com um vocabulário mais alargado. Na Gramática vamos aprofundar o estudo das partículas, dos verbos e das suas formas de conjugação, adjectivos, advérbios, conjunções, modo de contagem e comparação. Finalmente, os alunos terão capacidade de interpretar Anime e de saber distinguir os níveis de oralidade formal e informal.

2. Cultura Japonesa: continuação da Língua e Cultura Japonesas I e II. Introdução à cultura tradicional japonesa e comparação com actuais tendências das gerações mais jovens. Apresentação sumária da História e da Geografia do Japão.

Docente(s) responsável(eis)

Ayano Shinzato Dias Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua. A avaliação de conhecimentos dos cursos livres pauta-se por regulamento próprio, consultar em http://www.uc.pt/fluc/cl/regulamentos/fluc/cl/ficheiros/regulamento_aval: 100.0%

Bibliografia

* Minna no Nihongo shokyū I, 3A network Corporation, 6.ª ed., 2000 (Manual de Base);

* Minna no Nihongo shokyū I – Tradução e Notas Gramaticais, 3A network Corporation, 1.ª ed., 2000 (Manual de Base);

* Basic Kanji Book, vol. 1, Chieko Kano / Yuri Shimizu / Hiroko Takenaka / Eirko Ishi, 3.ª ed., Bonjinsha, 2003 (Manual de Base);

* Coelho, Jaime Nuno Cepeda, Dicionário Japonês-Português, Porto Editora, 1998;

* Japan at a Glance, International Internship Program Kodansha, Tokyo, 2004;

* Canavarro, Pedro, Japão Uma enciclopédia para jovens, Kamakura Shunju-sha, Japão, 1999.

* Sanseido's Rōmaji English – Japanese/Japanese – English Dictionary, Sanseido, Tokyo, 1999

* Revistas japonesas, Jornais Japoneses e outros materiais didácticos como vídeos a apresentar ao longo do curso (com o apoio da Embaixada do Japão). Com o apoio da Fundação Japão teremos novos materiais didácticos, como CD, DVD, CD-ROM, dicionários etc., a apresentar e indicar ao longo das aulas.