Vulnerabilidade e Processos de Capacitação

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010400
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular procura conciliar metodologias de ensino mais expositivas com metodologias mais interactivas orientadas para a análise e discussão de textos, casos práticos e planos de acompanhamento individualizado.

Resultados de Aprendizagem

Na unidade curricular de Vulnerabilidade e Processos de Capacitação (Opcional) pretende-se aprofundar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares obrigatórias, nomeadamente, Contextos Sociais de Desigualdades e Exclusão.

Deste modo, é valorizada uma abordagem centrada na compreensão de dinâmicas de vulnerabilidade e na discussão crítica de políticas centradas em lógicas de mera capacitação individual. No final da unidade curricular o estudante deve conseguir:

explicitar a complexidade dos fenómenos de vulnerabilidade e a sua conexão com os contextos de acção; compreender e discutir a relação entre vulnerabilidade e sofrimento social e explicar a sua relevância nas sociedades atuais; compreender e explicar as potencialidades, limites e efeitos perversos das políticas individualizadas orientadas para a capacitação.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Vulnerabilidade e Sofrimento Social

Conceito e dinâmica de vulnerabilidade nas sociedades contemporâneas

A noção complexa de sofrimento social e a sua relevância social, política, económica e pessoal

Estados e situações de vulnerabilidade: as dissociações do “eu” e entre o “eu” e o “nós”

Vulnerabilidade e laço social: a função de “religação negociada” do S. Social

2.Políticas públicas e práticas de capacitação A lógica da personalização da intervenção: entre responsabilidade e responsabilização

Políticas de capacitação e ativação no contexto nacional e europeu

Os limites da construção de competências e as dinâmicas de inclusão

A multidimensionalidade da capacitação: as estruturas de oportunidades e os activos pessoais, familiares e comunitários

3.Práticas de capacitação no contexto da intervenção social: constrangimentos, potencialidades e limites

Abordagem da capacitação e empowerment Contextos e práticas de capacitação pessoal e social (Educação de adultos e formação…)

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Análise de um caso prático com proposição de plano de intervenção e acompanhamento (25% da nota final): 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Albuquerque, C, Sofrimento Social e política de piedade. Dimensões e controvérsias da inscrição do sofrimento como categoria de acção pública. In J.M. Resende et al. (orgs). Pluralidades Públicas do Público. IPP: CIII,227-241,2011.

Deslauriers, J.P.(2007). Cadre de référence pour l´appropriation du pouvoir d´agir personnel et collectif. Québec:CÉRIS

Geldof D. ,New activation policies: promises and risks, in Linking Welfare and Work,Dublin, EFILWC,1999

Narayan, D.(2002).Empowerment and Poverty Reduction: A Sourcebook. Washington: W Bank

Ninacs, W.A. (2008).Empowerment et intervention: Développment de la capacité d´agir et de la solidarité. Québéc, Presses de l´Université Laval

Sawaia B. B.(org.),As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, Ed. Vozes,2006.

Soulet M. H.(éd.),Urgence,Souffrance,Misère. Lutte humanitaire ou politique sociale ?, Fribourg, Éd. Univer., 1998

Thompson, N.(2007). Power and Empowerment.UK: Russel House Publ.