Vulnerabilidade e Processos de Capacitação
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2019-2020
01010400
Serviço Social
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular procura conciliar metodologias de ensino mais expositivas com metodologias mais interactivas orientadas para a análise e discussão de textos, casos práticos e planos de acompanhamento individualizado.
Resultados de Aprendizagem
Na unidade curricular de Vulnerabilidade e Processos de Capacitação (Opcional) pretende-se aprofundar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares obrigatórias, nomeadamente, Contextos Sociais de Desigualdades e Exclusão.
Deste modo, é valorizada uma abordagem centrada na compreensão de dinâmicas de vulnerabilidade e na discussão crítica de políticas centradas em lógicas de mera capacitação individual. No final da unidade curricular o estudante deve conseguir:
explicitar a complexidade dos fenómenos de vulnerabilidade e a sua conexão com os contextos de acção; compreender e discutir a relação entre vulnerabilidade e sofrimento social e explicar a sua relevância nas sociedades atuais; compreender e explicar as potencialidades, limites e efeitos perversos das políticas individualizadas orientadas para a capacitação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Vulnerabilidade e Sofrimento Social
Conceito e dinâmica de vulnerabilidade nas sociedades contemporâneas
A noção complexa de sofrimento social e a sua relevância social, política, económica e pessoal
Estados e situações de vulnerabilidade: as dissociações do “eu” e entre o “eu” e o “nós”
Vulnerabilidade e laço social: a função de “religação negociada” do S. Social
2.Políticas públicas e práticas de capacitação A lógica da personalização da intervenção: entre responsabilidade e responsabilização
Políticas de capacitação e ativação no contexto nacional e europeu
Os limites da construção de competências e as dinâmicas de inclusão
A multidimensionalidade da capacitação: as estruturas de oportunidades e os activos pessoais, familiares e comunitários
3.Práticas de capacitação no contexto da intervenção social: constrangimentos, potencialidades e limites
Abordagem da capacitação e empowerment Contextos e práticas de capacitação pessoal e social (Educação de adultos e formação…)
Docente(s) responsável(eis)
Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Análise de um caso prático com proposição de plano de intervenção e acompanhamento (25% da nota final): 25.0%
Frequência: 75.0%
Bibliografia
Albuquerque, C, Sofrimento Social e política de piedade. Dimensões e controvérsias da inscrição do sofrimento como categoria de acção pública. In J.M. Resende et al. (orgs). Pluralidades Públicas do Público. IPP: CIII,227-241,2011.
Deslauriers, J.P.(2007). Cadre de référence pour l´appropriation du pouvoir d´agir personnel et collectif. Québec:CÉRIS
Geldof D. ,New activation policies: promises and risks, in Linking Welfare and Work,Dublin, EFILWC,1999
Narayan, D.(2002).Empowerment and Poverty Reduction: A Sourcebook. Washington: W Bank
Ninacs, W.A. (2008).Empowerment et intervention: Développment de la capacité d´agir et de la solidarité. Québéc, Presses de l´Université Laval
Sawaia B. B.(org.),As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, Ed. Vozes,2006.
Soulet M. H.(éd.),Urgence,Souffrance,Misère. Lutte humanitaire ou politique sociale ?, Fribourg, Éd. Univer., 1998
Thompson, N.(2007). Power and Empowerment.UK: Russel House Publ.