Projetos de Empreendedorismo Social

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010399
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

As aulas combinarão a exposição, discussão e trabalho autónomo dos estudantes, sempre que possível com enfoque em recursos analíticos e em experiências concretas sobre empreendedorismo social. Serão também convidados especialistas e empreendedores sociais de reconhecido mérito e desenvolver-se-ão colaborações visando o contacto dos/as estudantes com o campo prático do empreendedorismo social e o desenvolvimento da intervenção.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular constitui-se como uma introdução ao universo do empreendedorismo social como uma estratégia actual e inovadora de resposta a problemas complexos e transversais. Assim, constituem-se como objectivos, por um lado, a compreensão: do conceito e práticas de empreendedorismo social; das dinâmicas de inovação e dos factores inerentes a boas práticas e aos factores de (in) sucesso das iniciativas e, por outro, a análise de experiências e projectos de empreendedorismo de cariz social, bem como da produção de valor que lhes está associada. Pretende-se deste modo que os estudantes sejam capazes de identificar projectos e iniciativas de empreendedorismo social, de compreender a sua especificidade e importância e de operacionalizar alternativas de resposta, ancoradas num pressuposto de inovação social e económica, a problemáticas atuais diversas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Empreendedorismo Social

Conceito, experiências e projectos

Políticas e iniciativas de apoio à inovação e empreendedorismo

2. Modelização da Inovação Social

O Ciclo da Inovação

Impacto social e boas práticas

Factores críticos de (in)sucesso na implementação das iniciativas.


3. Projetos e iniciativas de empreendedorismo social

Concepção e especificidades

Dimensão estratégica e produção de valor social

Empreendedorismo social, economia e inclusão

Empreendedorismo e desenvolvimento

Processos de avaliação e scaling-up

Métodos de Avaliação

Avaliação
Análise de uma experiência de empree.social em registo audiovisual(20%);proposta devida/te fundamentada de uma iniciativa de empree.social(30%): 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

ASHOKA Empreendedores Sociais & McKinsey & Co. Empreendimentos Sociais Sustentáveis: Como elaborar planos de negócio para organizações sociais. São Paulo: Peirópolis, 2001

BORNSTEIN, D. Como Mudar o Mundo: Os Empreendedores Sociais e o Poder de Novas Ideias, Afragide: Estrela Polar, 2007.

BOTTING, N. e NORTON, M. Complete Fundraising Handbook, London: Directory of Social Change, 2007

DUCLOS, Hélène. Evaluer l'utilité sociale de son activité - Conduire une démarche d'auto-évaluation, Les Cahiers de L’AVISE, N.5, 2007

ELKINGTON, John e HARTIGAN, Pamela.Empreendedores Sociais, R. de Janeiro: Campus, 2009

ROCHE, Chris. Avaliação de Impacto dos trabalhos de ONGs, São Paulo: Cortez; Associação Brasileira de ONG, 2002.

STEYAERT, Chris e HJORTH, Daniel. Entrepreneurship as social change: a third movements in entrepreneurship book. 2006. [COP-1878]

Universidade Cooperativa Europeia. "O Referencial Europeu do Empresário Social": UCE, 2003.

http://www4.fe.uc.pt/cec/ucereferencial.pdf