Projetos de Empreendedorismo Social
0
2014-2015
01010399
Serviço Social
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
As aulas combinarão a exposição, discussão e trabalho autónomo dos estudantes, sempre que possível com enfoque em recursos analíticos e em experiências concretas sobre empreendedorismo social. Serão também convidados especialistas e empreendedores sociais de reconhecido mérito e desenvolver-se-ão colaborações visando o contacto dos/as estudantes com o campo prático do empreendedorismo social e o desenvolvimento da intervenção.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular constitui-se como uma introdução ao universo do empreendedorismo social como uma estratégia actual e inovadora de resposta a problemas complexos e transversais. Assim, constituem-se como objectivos, por um lado, a compreensão: do conceito e práticas de empreendedorismo social; das dinâmicas de inovação e dos factores inerentes a boas práticas e aos factores de (in) sucesso das iniciativas e, por outro, a análise de experiências e projectos de empreendedorismo de cariz social, bem como da produção de valor que lhes está associada. Pretende-se deste modo que os estudantes sejam capazes de identificar projectos e iniciativas de empreendedorismo social, de compreender a sua especificidade e importância e de operacionalizar alternativas de resposta, ancoradas num pressuposto de inovação social e económica, a problemáticas atuais diversas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Empreendedorismo Social
Conceito, experiências e projectos
Políticas e iniciativas de apoio à inovação e empreendedorismo
2. Modelização da Inovação Social
O Ciclo da Inovação
Impacto social e boas práticas
Factores críticos de (in)sucesso na implementação das iniciativas.
3. Projetos e iniciativas de empreendedorismo social
Concepção e especificidades
Dimensão estratégica e produção de valor social
Empreendedorismo social, economia e inclusão
Empreendedorismo e desenvolvimento
Processos de avaliação e scaling-up
Métodos de Avaliação
Avaliação
Análise de uma experiência de empree.social em registo audiovisual(20%);proposta devida/te fundamentada de uma iniciativa de empree.social(30%): 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
ASHOKA Empreendedores Sociais & McKinsey & Co. Empreendimentos Sociais Sustentáveis: Como elaborar planos de negócio para organizações sociais. São Paulo: Peirópolis, 2001
BORNSTEIN, D. Como Mudar o Mundo: Os Empreendedores Sociais e o Poder de Novas Ideias, Afragide: Estrela Polar, 2007.
BOTTING, N. e NORTON, M. Complete Fundraising Handbook, London: Directory of Social Change, 2007
DUCLOS, Hélène. Evaluer l'utilité sociale de son activité - Conduire une démarche d'auto-évaluation, Les Cahiers de L’AVISE, N.5, 2007
ELKINGTON, John e HARTIGAN, Pamela.Empreendedores Sociais, R. de Janeiro: Campus, 2009
ROCHE, Chris. Avaliação de Impacto dos trabalhos de ONGs, São Paulo: Cortez; Associação Brasileira de ONG, 2002.
STEYAERT, Chris e HJORTH, Daniel. Entrepreneurship as social change: a third movements in entrepreneurship book. 2006. [COP-1878]
Universidade Cooperativa Europeia. "O Referencial Europeu do Empresário Social": UCE, 2003.
http://www4.fe.uc.pt/cec/ucereferencial.pdf