Processos de Diagnóstico Territorial

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010388
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular terá uma orientação essencialmente prática, de modo a que os estudantes possam explorar e saber aplicar as ferramentas de diagnóstico e registo. Nesta óptica, as estratégias de simulação, a análise de projetos e registos audiovisuais, bem como o acesso ao terreno (em articulação com o Estágio I por exemplo) e a construção de instrumentos de registo constituem-se como estratégias de ensino-aprendizagem a explorar. Em paralelo serão explorados, pelo docente, os grandes debates e conceitos associados à abordagem territorial e as respectivas conexões políticas e económica.

Resultados de Aprendizagem

A valorização do território, como espaço geográfico e vivencial, e a capitalização de potencialidades e recursos, de indivíduos e comunidades, emerge, atualmente, nos discursos sociopolíticos, como o princípio alquímico capaz de fazer reverter a implosão social. Sob tal pressuposto pretende-se, na unidade curricular opcional de Processos de Diagnóstico Territorial, compreender a relevância do território como espaço de inovação e desenvolvimento, por via da análise de experiências em curso, e identificar e saber aplicar processos de diagnóstico e dinâmicas participativas numa ótica integrada e bottom-up.

Compreender as relações entre o local e o global e saber utilizar eficazmente ferramentas de diagnóstico comunitário constituem-se assim como os eixos centrais da unidade curricular que visa complementar a formação adquirida em Desenvolvimento Social e Comunitário.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O território como espaço de inovação e desenvolvimento

-A antropologia do território

-Abordagens sociológicas relativas à exclusão socioespacial

-O território nas políticas públicas atuais

-A relação entre o local e o global

-Novas experiências de âmbito local: transição; building for humanity…

2. Mapeamento das características e dinâmicas Territoriais

Processos de recolha e registo de informação: Carta territorial, Eco-mapas; Sociogramas e Culturagramas

Processos de determinação e avaliação da mudança territorial.

Processos de consulta/implicação da população

Técnicas de determinação de prioridades de acção

Análises causa-efeito: diagrama de Espinha; diagrama hierárquico; Diagrama Complexo

Análises de hierarquização: Diagrama “árvore social”.

Análises de contextualização complexa: Análise swot

A construção de Cronogramas e Planos de actividades.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 40.0%
Diagnóstico territorial pressupondo uma ancoragem empírica : 60.0%

Bibliografia

Ander-Egg, Ezequiel e Mª José Aguilar (2008), O Diagnóstico Social. Conceitos e metodologias. Porto: REAPN

Barca, F. et al (2012) - The case for regional development intervention: place-based versus place-neutral approaches .

Journal of Regional Science, vol. 52, no. 1, pp. 134–152.

EQUAL (2008),Histórias de Sucesso de Inovação Social : Lisboa/Gab. Equal.

Ferrão, J. (2015), "Ambiente e território: para uma nova geração de políticas públicas

in Afirrmar o Futuro, políticas públicas paraPortugal - volumeII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, cap. 11.

Guerra, I. C.(2002). Fundamentos e processos de uma sociologia de acção.Cascais:Principia.

ONU (2009). Case Studies on Community Participation. Regional Trends, issues and practices in rural poverty reduction. ESCAP.

Sintomer, Y. (2003). Development of Democratic Citizenship and Responsive Leadership at Local Level », F.Report, International Conference, Dec.2002,Council of Europe.