Processos de Diagnóstico Territorial

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010388
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular terá uma orientação essencialmente prática, de modo a que os estudantes possam explorar e saber aplicar as ferramentas de diagnóstico e registo. Nesta óptica, as estratégias de simulação, a análise de projetos e registos audiovisuais, bem como o acesso ao terreno (em articulação com o Estágio I por exemplo) e a construção de instrumentos de registo constituem-se como estratégias de ensino-aprendizagem a explorar. Em paralelo serão explorados, pelo docente, os grandes debates e conceitos associados à abordagem territorial e as respectivas conexões políticas e económicas.

Resultados de Aprendizagem

A valorização do território, como espaço geográfico e vivencial, e a capitalização de potencialidades e recursos, de indivíduos e comunidades, emerge, atualmente, nos discursos sociopolíticos, como o princípio alquímico capaz de fazer reverter a implosão social. Sob tal pressuposto pretende-se, na unidade curricular opcional de Processos de Diagnóstico Territorial, compreender a relevância do território como espaço de inovação e desenvolvimento, por via da análise de experiências em curso, e identificar e saber aplicar processos de diagnóstico e dinâmicas participativas numa ótica integrada e bottom-up.

Compreender as relações entre o local e o global e saber utilizar eficazmente ferramentas de diagnóstico comunitário constituem-se assim como os eixos centrais da unidade curricular que visa complementar a formação adquirida em Desenvolvimento Social e Comunitário.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O território como espaço de inovação e desenvolvimento

- A antropologia do território

- Abordagens sociológicas relativas à exclusão socioespacial

- O território nas políticas públicas atuais

- A relação entre o local e o global

- Novas experiências de âmbito local: transição; building for humanity…


2. Mapeamento das características e dinâmicas Territoriais

- Processos de recolha e registo de informação: Carta territorial, Eco-mapas; Sociogramas e Culturagramas

- Processos de determinação e avaliação da mudança territorial.

- Processos de consulta/implicação da população

- Técnicas de determinação de prioridades de acção

- Análises causa-efeito: diagrama de Espinha; diagrama hierárquico; Diagrama Complexo

- Análises de hierarquização: Diagrama “árvore social”.

- Análises de contextualização complexa: Análise swot

- A construção de Cronogramas e Planos de actividades

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Diagnóstico territorial pressupondo uma ancoragem empírica: 50.0%

Bibliografia

Bacqué, M.H., Rey, H. & Sintomer Y. (eds.)(2004). Gestion de proximité et démocratie participative : les nouveaux paradigmes de l’action publique ?Paris:Découverte.

CEFAI D. & al. (2001). Les formes de l’action collective. Mobilisations dans des arènes publiques. Paris, Éd.l’EHESS.

EQUAL (2008).Histórias de Sucesso de Inovação Social : Lisboa/Gab. Equal.

Gret, M. & Sintomer Y. (2003). Porto Alegre. Learning Lessons from a Democratic Experiment. London: Zed Books.

GUERRA, I. C.(2002). Fundamentos e processos de uma sociologia de acção.Cascais:Principia.

LE GALÈS P. & al. (org.), « Partenariats contre l’exclusion ». Pôle Sud,Revue de Science Politique de l’Europe Méridionale, nº 12, 2000.

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Sintomer, Y. (2003). Development of Democratic Citizenship and Responsive Leadership at Local Level », F.Report, International Conference, Dec.2002,Council of Europe.