Acompanhamento Social e Gestão de Caso

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01010377
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Em cada módulo, procurar-se-á efectivar a seguinte metodologia de ensino:

•  Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;

•  Análise e debate em torno de textos e documentos;

•  Apresentação de casos práticos com especial relevo para a participação do aluno;

•  Trabalho de grupo, apresentação e discussão em plenário dos diferentes temas da Unidade Curricular.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular “Acompanhamento Social e Gestão de Caso” visa conhecer e aprofundar os fundamentos teóricos e práticos do processo de intervenção social do Serviço Social face à complexificação social e económica, bem como à necessidade de criar novos mecanismos de apoio e intervenção social mais adequados a estas procuras sociais. Neste sentido existe um enfoque nas competências práticas do Assistente Social, nomeadamente na sua relação com o cidadão enquadrado nas novas diretrizes das políticas e medidas sociais, bem como pela influência de novos modelos de intervenção social, como é o caso do modelo de gestão de caso.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O Acompanhamento Social: Princípios e Fundamentos

- Novas configurações e exigências do acompanhamento social

- Diferenças e complementaridades entre acompanhamento e seguimento social

- Processos de contratualização: pressupostos e paradoxos

- Relação Acompanhamento social / políticas sociais personalizadas

- A construção de planos de intervenção e acompanhamento social para públicos diferenciados

2. O Modelo de Gestão de Caso

- Características do modelo e distinção do casework

- Gestão de caso e mediação social

- A figura de “gestor de caso”: contextos e papéis

- Quadro Metodológico

- Perspectivas futuras da intervenção, acompanhamento e gestão de Caso em Serviço Social.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Adams, R; Dominelli, L; Payne, M (2011), Critical Practice in Social Work. London: Palgrave.

Albuquerque, C. (2010). Singularização da acção pública e acompanhamento social. Direito e Cidadania «Política Social e

Cidadania», CV, Ano XI, nº 30, nº Especial, 67-85.

Hoven, V. (2003), “Teorias da Intervenção Social”, In Rodrigues, F. (coord.), Poor People, Frankfurt: Peter Lang.

Ranquet, M (2007) Los modelos en Trabajo Social. Intervención com personas y famílias. Madrid: Ed. Siglo.

Robertis, C (2005) Metodologia de La Intervención en Trabajo Social. Buenos Aires: Lumen Humanitas.

Santos, C (2011) Os modelos de intervenção em Serviço Social: uma análise prática-reflexiva dos modelos de Gestão de Caso

(case management) e modelo de Social Advocacy. Colóquio Internacional de Serviço Social Desafios do Serviço Social.

Universidade dos Açores: Açores.

Viscarrett, J (2007) Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. Madrid: Alianza Editorial.