Serviço Social com Indivíduos e Famílias

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010366
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente; Metodologias assentes numa maior participação dos estudantes, a saber:

A – Análise de um vídeo - documentário sobre a intervenção individual e familiar

B - Análise de Textos e Documentos

C – AULA ABERTA - Encontro com profissionais: À conversa com… Aprender com a experiência

Tema 1: Serviço Social Individual e Familiar - Análise de Casos; Tema 2: Desafios Quotidianos no processo de Intervenção Social

D – WORKSHOPS

• Tema 1: A Entrevista – simulações

• Tema 2 : Registos de Informação – treino.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:Promover a compreensão da complexidade conceptual do SS, através de uma abordagem da relação entre teoria e prática no quotidiano profissional; Proporcionar a aquisição de conhecimento teórico-operativo no domínio do SS Individual e Familiar, por ex. a nível das abordagens concetuais, procedimentos metodológicos e modalidades de ação; Transmitir conhecimentos no domínio da observação, comunicação e registo de dados; Explicitar a importância dos valores e competências relacionais.Competências: Compreensão sobre a complexidade e diversidade de saberes operativos em S.S; Conhecimento teórico sobre a(s) metodologia(s) da intervenção social com indivíduos e famílias; Compreensão das exigências processuais da observação e da entrevista;Competências comunicacionais no domínio da relação de ajuda; Conhecimentos operativos sobre processos técnicos de prospeção e registo de informação; Identificação e fundamentação sobre os desafios atuais que se colocam ao SS a nível micro e meso.

Estágio(s)

Não

Programa

Cap. I –Métodos e práticas de Serviço Social com Indivíduos e Famílias

1-Pressupostos teóricos: do método de serviço social de casos de Mary Richmond às abordagens Psicodinâmicas de Mathilde du Ranquet e à Perspectiva Crítica de Mel Gray e Stephen Webb. 

2 –As etapas do processo de serviço social a nível micro: articulação indivíduo-familia e meio e gestão de recursos (individuais, coletivos, profissionais, formais e informais)

3–Articulações processuais e fronteiras conceptuais e práticas em Serviço Social: Advocacy, Empowerment, Gestão de Caso, Mediação Social e Mediação Familiar

Cap. II –Especificidades da Relação de Ajuda em Serviço Social

1-Conceito,Tipologias e Etapas do Processo de Ajuda;

2-Recolha e registo de informações: a observação em contexto real e a entrevista (de ajuda e de pesquisa)

3-Desafios em Casework: Avaliação do risco social e gestão da incerteza;Promoção da cidadania;Consultoria; Contratualização;Prática reflexiva e relação teoria-prática; Investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Bioy,A. e Maquet, A.(2007).Se former à la relation d’aide.Concepts, méthodes, applications.Paris:Dunod

Du Ranquet M.,L'approche en Service Social,Intervention auprès des personnes et des familles,Québec,Edisem Inc.,1981

Du Ranquet M.,Recherches en Casework:l’efficacité et sa mesure en service social,Québec,Edisem Inc.,1983

García, Tomás Fernández (coord) (2008).Trabajo Social con Casos.2ª ed.Madrid:Alianza Editorial

Gray, M.&Webb, S.(2009).Social Work Theories and Methods.London:Sage Publications,Ltd

Payne, M.(2002).Teoria do Trabalho Social Moderno.Coimbra:Quarteto.32-41;365-388

Richmond,M (2005).Diagnóstico Social. Madrid: Siglo XXI e Consejo General de Colegios Oficiales de Diplomados.

Tremblay, L(2001).La relation d’aide.Développer des compétences pour mieux aider.Montréal:Les éditions Saint-Martin.16-49;161-168

Weber,Ph.(2008).Dinâmicas e Práticas do Trabalhador Social.Porto:Porto Ed.

Wilson,K.;Ruch,G.;Lymbery,M.eCooper,A.(2008).Social work:an introduction to contemporary pra