Serviço Social com Indivíduos e Famílias
2
2015-2016
01010366
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente; Metodologias assentes numa maior participação dos estudantes, a saber:
A – Análise de um vídeo - documentário sobre a intervenção individual e familiar
B - Análise de Textos e Documentos
C – AULA ABERTA - Encontro com profissionais: À conversa com… Aprender com a experiência
Tema 1: Serviço Social Individual e Familiar - Análise de Casos; Tema 2: Desafios Quotidianos no processo de Intervenção Social
D – WORKSHOPS
• Tema 1: A Entrevista – simulações
• Tema 2 : Registos de Informação – treino.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Promover a compreensão da complexidade conceptual do SS, através de uma abordagem da relação entre teoria e prática no quotidiano profissional; Proporcionar a aquisição de conhecimento teórico-operativo no domínio do SS Individual e Familiar, por ex. a nível das abordagens concetuais, procedimentos metodológicos e modalidades de ação; Transmitir conhecimentos no domínio da observação, comunicação e registo de dados; Explicitar a importância dos valores e competências relacionais. Competências: Compreensão sobre a complexidade e diversidade de saberes operativos em S.S; Conhecimento teórico sobre a(s) metodologia(s) da intervenção social com indivíduos e famílias; Compreensão das exigências processuais da observação e da entrevista; Competências comunicacionais no domínio da relação de ajuda; Conhecimentos operativos sobre processos técnicos de prospeção e registo de informação; Identificação e fundamentação sobre os desafios atuais que se colocam ao SS a nível micro e meso.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cap. I – Métodos e práticas de Serviço Social com Indivíduos e Famílias
1- Pressupostos teóricos: do método de serviço social de casos de Mary Richmond às abordagens Psicodinâmicas de Mathilde du Ranquet e à Perspectiva Crítica de Mel Gray e Stephen Webb
2- As etapas do processo de serviço social a nível micro: articulação indivíduo-familia e meio e gestão de recursos (individuais, coletivos, profissionais, formais e informais)
3- Articulações processuais e fronteiras conceptuais e práticas em Serviço Social: Advocacy, Empowerment, Gestão de Caso, Mediação Social e Mediação Familiar
Cap. II – Especificidades da Relação de Ajuda em Serviço Social
1- Conceito,Tipologias e Etapas do Processo de Ajuda
2- Recolha e registo de informações: a observação em contexto real e a entrevista (de ajuda e de pesquisa)
3- Desafios em Casework: Avaliação do risco social e gestão da incerteza;Promoção da cidadania;Consultoria; Contratualização;Prática reflexiva e relação teoria-prática; Investigação.
Docente(s) responsável(eis)
Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de Investigação sobre um dos tópicos da matéria, com a elaboração de um powerpoint interactivo (50%), que respeite as normas da APA : 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Bioy,A. e Maquet, A.(2007).Se former à la relation d’aide.Concepts, méthodes, applications.Paris:Dunod
Du Ranquet M.,L'approche en Service Social,Intervention auprès des personnes et des familles,Québec,Edisem Inc.,1981
Du Ranquet M.,Recherches en Casework:l’efficacité et sa mesure en service social,Québec,Edisem Inc.,1983
García, Tomás Fernández (coord) (2008).Trabajo Social con Casos.2ª ed.Madrid:Alianza Editorial
Gray, M.&Webb, S.(2009).Social Work Theories and Methods.London:Sage Publications,Ltd
Payne, M.(2002).Teoria do Trabalho Social Moderno.Coimbra:Quarteto.32-41;365-388
Richmond,M (2005).Diagnóstico Social. Madrid: Siglo XXI e Consejo General de Colegios Oficiales de Diplomados.
Tremblay, L(2001).La relation d’aide.Développer des compétences pour mieux aider.Montréal:Les éditions Saint-Martin.16-49;161-168
Weber,Ph.(2008).Dinâmicas e Práticas do Trabalhador Social.Porto:Porto Ed.
Wilson,K.;Ruch,G.;Lymbery,M.eCooper,A.(2008).Social work:an introduction to contemporary pratice