Laboratório de Investigação em Serviço Social
4
2022-2023
01010355
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;
• Metodologias assentes numa maior participação dos estudantes, a saber:
a - Análise de Textos e Documentos (Projectos de investigação-ação, Investigação avaliativa e estudos comparados)
b – Workshops: Investigar o agir – um percurso de aprendizagem e produção de conhecimentos
c- trabalhos de aplicação decorrentes do contexto do estágio
d – Apoio tutorial em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
Enquadrar a investigação em serviço social no plano da metodologia e da prática de pesquisa em ciências sociais.
Fundamentar as diferentes abordagens, tipologias e funções da investigação no domínio do serviço social.
Explicitar a lógica da relação entre conhecimento e acção no desenvolvimento da Investigação -ação e das investigações avaliativas.
Proporcionar a aquisição de competências analítico-reflexivas sobre os contextos críticos de intervenção e as metodologias qualitativas de investigação-ação
Competências:
Compreensão dos objectivos e finalidades da Investigação em Serviço Social
Competências analíticas, operativas e reflexivas sobre a Investigação-ação
Estudos de casos e estudos comparados
Identificar indicadores de avaliação da pertinência, validade e fidelidade das investigações qualitativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cap.I – Enquadramento teórico e epistémico da Investigação em serviço social
1 –Condições para o desenvolvimento de uma cultura de investigação
2 -Tipologias e funções da investigação em serviço social: Investigação fundamental; Investigação aplicada; Investigação sobre o serviço social; Investigação em serviço social; Investigações avaliativas; Investigações explicativas
3 -Modos de investigação aplicáveis ao serviço social: O estudo de casos; Os estudos comparativos; As experimentações sobre o terreno
Cap.II -Investigação-Acção: modo de investigação participativo e complexo
1 –Características da I-A . Modalidades Conceptuais e metodológicas
2 – Objectivos e Processos
3 -O processo metodológico da Investigação-Acção
Cap. III - Investigação avaliativa: Conceitos, estruturas e processos
1 –Princípios, objectivos e tipologias de avaliação
2 –Estrutura, modelos e etapas do processo avaliativo
3 -Pertinência, validade e fidelidade da avaliação
OBS.Conteúdos baseados em ex. práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de Investigação sobre um dos tópicos da matéria, com a elaboração de um powerpoint interactivo(50%), que respeite as normas da APA: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Albarello, Luc & al., (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Albuquerque, C., Almeida, H., & Santo, C. (2013). A dimensão político-estratégica da investigação qualitativa em serviço social. In Valverde, A. C. (Org.), Metodologias qualitativas de pesquisa em serviço social (25-49). Recife: Editora Universitária UFPE.
Almeida, H. (2005). Diálogos do agir e investigar na construção de estratégias de intervenção social. In Pereira, A. &,Mota,E. D. Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior. Investigação e intervenção. Actas do Congresso Nacional (31-46). Coimbra: Edições SASUC.
Ander- Egg , Ezequiel e AGUILAR, Maria José (1999). Como elaborar um Projecto. CPIHTS:Lisboa, 16ªed.
Barbier, R.(1996). La Recherche-Action. Paris : Anthropos.
Batista, M. (2001). A Investigação em Serviço Social. Lisboa-São Paulo:CPIHTS – Veras.
Becker, S., & Bryman,A. (eds.) (2004). Understanding research for social Policy and Practice. Themes.