Laboratório de Investigação em Serviço Social
4
2019-2020
01010355
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;
• Metodologias assentes numa maior participação dos estudantes, a saber:
a - Análise de Textos e Documentos (Projectos de investigação-ação, Investigação avaliativa e estudos comparados)
b – Workshops: Investigar o agir – um percurso de aprendizagem e produção de conhecimentos
c- trabalhos de aplicação decorrentes do contexto do estágio
d – Apoio tutorial em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
Enquadrar a investigação em serviço social no plano da metodologia e da prática de pesquisa em ciências sociais.
Fundamentar as diferentes abordagens, tipologias e funções da investigação no domínio do serviço social.
Explicitar a lógica da relação entre conhecimento e acção no desenvolvimento da Investigação -ação e das investigações avaliativas.
Proporcionar a aquisição de competências analítico-reflexivas sobre os contextos críticos de intervenção e as metodologias qualitativas de investigação-ação
Competências:
Compreensão dos objectivos e finalidades da Investigação em Serviço Social
Competências analíticas, operativas e reflexivas sobre a Investigação-ação
Estudos de casos e estudos comparados
Identificar indicadores de avaliação da pertinência, validade e fidelidade das investigações qualitativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cap.I – Enquadramento teórico e epistémico da Investigação em serviço social
1 –Condições para o desenvolvimento de uma cultura de investigação
2 -Tipologias e funções da investigação em serviço social: Investigação fundamental; Investigação aplicada; Investigação sobre o serviço social; Investigação em serviço social; Investigações avaliativas; Investigações explicativas
3 -Modos de investigação aplicáveis ao serviço social: O estudo de casos; Os estudos comparativos; As experimentações sobre o terreno
Cap.II -Investigação-Acção: modo de investigação participativo e complexo
1 –Características da I-A . Modalidades Conceptuais e metodológicas
2 – Objectivos e Processos
3 -O processo metodológico da Investigação-Acção
Cap. III - Investigação avaliativa: Conceitos, estruturas e processos
1 –Princípios, objectivos e tipologias de avaliação
2 –Estrutura, modelos e etapas do processo avaliativo
3 -Pertinência, validade e fidelidade da avaliação
OBS.Conteúdos baseados em ex. práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de Investigação sobre um dos tópicos da matéria, com a elaboração de um powerpoint interactivo(50%), que respeite as normas da APA: 50.0%
Bibliografia
Albarello, Luc & al., (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Albuquerque, C., Almeida, H., & Santo, C. (2013). A dimensão político-estratégica da investigação qualitativa em serviço social. In Valverde, A. C. (Org.), Metodologias qualitativas de pesquisa em serviço social (25-49). Recife: Editora Universitária UFPE.
Almeida, H. (2005). Diálogos do agir e investigar na construção de estratégias de intervenção social. In Pereira, A. &,Mota,E. D. Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior. Investigação e intervenção. Actas do Congresso Nacional (31-46). Coimbra: Edições SASUC.
Ander- Egg , Ezequiel e AGUILAR, Maria José (1999). Como elaborar um Projecto. CPIHTS:Lisboa, 16ªed.
Barbier, R.(1996). La Recherche-Action. Paris : Anthropos.
Batista, M. (2001). A Investigação em Serviço Social. Lisboa-São Paulo:CPIHTS – Veras.
Becker, S., & Bryman,A. (eds.) (2004). Understanding research for social Policy and Practice. Themes.