Laboratório de Investigação em Serviço Social

Ano
4
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010355
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;

• Metodologias assentes numa maior participação dos estudantes, a saber:

a - Análise de Textos e Documentos (Projectos de investigação-ação, Investigação avaliativa e estudos comparados)

b – Workshops: Investigar o agir – um percurso de aprendizagem e produção de conhecimentos

c- trabalhos de aplicação decorrentes do contexto do estágio

d – Apoio tutorial em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

Enquadrar a investigação em serviço social no plano da metodologia e da prática de pesquisa em ciências sociais.

Fundamentar as diferentes abordagens, tipologias e funções da investigação no domínio do serviço social.

Explicitar a lógica da relação entre conhecimento e acção no desenvolvimento da Investigação -ação e das investigações avaliativas.

Proporcionar a aquisição de competências analítico-reflexivas sobre os contextos críticos de intervenção e as metodologias qualitativas de investigação-ação

Competências:

Compreensão dos objectivos e finalidades da Investigação em Serviço Social

Competências analíticas, operativas e reflexivas sobre a Investigação-ação

Estudos de casos e estudos comparados

Identificar indicadores de avaliação da pertinência, validade e fidelidade das investigações qualitativas.

Estágio(s)

Não

Programa

Cap.I – Enquadramento teórico e epistémico da Investigação em serviço social

1 –Condições para o desenvolvimento de uma cultura de investigação

2 -Tipologias e funções da investigação em serviço social: Investigação fundamental; Investigação aplicada; Investigação sobre o serviço social; Investigação em serviço social; Investigações avaliativas; Investigações explicativas

3 -Modos de investigação aplicáveis ao serviço social: O estudo de casos; Os estudos comparativos; As experimentações sobre o terreno

Cap.II -Investigação-Acção: modo de investigação participativo e complexo

1 –Características da I-A . Modalidades Conceptuais e metodológicas

2 – Objectivos e Processos

3 -O processo metodológico da Investigação-Acção

Cap. III - Investigação avaliativa: Conceitos, estruturas e processos

1 –Princípios, objectivos e tipologias de avaliação

2 –Estrutura, modelos e etapas do processo avaliativo

3 -Pertinência, validade e fidelidade da avaliação

OBS.Conteúdos baseados em ex. práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + Trabalho de Investigação sobre um dos tópicos da matéria, com a elaboração de um powerpoint interactivo(50%), que respeite as normas da APA: 100.0%

Bibliografia

ALMEIDA, Helena (2005). “Diálogos do agir e investigar na construção de estratégias de intervenção social”, in Pereira, Anabela e Decq Motta, Elisa “Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior. Investigação e intervenção”,Actas do Congresso Nacional, Coimbra: Edições SASUC, 31-46.

BARBIER, René (1996), La Recherche-Action, Paris, Anthropos.

BECKER, Saul e Alan Bryman (eds.) (2004), Understanding research for social Policy and Practice. Themes, methods and approaches, Bristol, Policy Press and the Social Policy Association

DUCHAMP, Michel; BOUQUET, Brigitte & DROUARD, Hervé (1989). La recherche en travail social , Col. Travail social, Paris: Ed. Centurions.

FLICK, Uwe (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa, Porto Alegre, Artmed/Bookman (3ªed.)

McLaughlin, Hug (2012). Understanding Social Work Researching. 2nd Ed. London: Sage Publishing Ltd.