Laboratório de Investigação em Serviço Social
4
2017-2018
01010355
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;
• Metodologias assentes numa maior participação dos estudantes, a saber:
a - Análise de Textos e Documentos (Projectos de investigação-ação, Investigação avaliativa e estudos comparados)
b – Workshops: Investigar o agir – um percurso de aprendizagem e produção de conhecimentos
c- trabalhos de aplicação decorrentes do contexto do estágio
d – Apoio tutorial em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
Enquadrar a investigação em serviço social no plano da metodologia e da prática de pesquisa em ciências sociais.
Fundamentar as diferentes abordagens, tipologias e funções da investigação no domínio do serviço social.
Explicitar a lógica da relação entre conhecimento e acção no desenvolvimento da Investigação -ação e das investigações avaliativas.
Proporcionar a aquisição de competências analítico-reflexivas sobre os contextos críticos de intervenção e as metodologias qualitativas de investigação-ação
Competências:
Compreensão dos objectivos e finalidades da Investigação em Serviço Social
Competências analíticas, operativas e reflexivas sobre a Investigação-ação
Estudos de casos e estudos comparados
Identificar indicadores de avaliação da pertinência, validade e fidelidade das investigações qualitativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Cap.I – Enquadramento teórico e epistémico da Investigação em serviço social
1 –Condições para o desenvolvimento de uma cultura de investigação
2 -Tipologias e funções da investigação em serviço social: Investigação fundamental; Investigação aplicada; Investigação sobre o serviço social; Investigação em serviço social; Investigações avaliativas; Investigações explicativas
3 -Modos de investigação aplicáveis ao serviço social: O estudo de casos; Os estudos comparativos; As experimentações sobre o terreno
Cap.II -Investigação-Acção: modo de investigação participativo e complexo
1 –Características da I-A . Modalidades Conceptuais e metodológicas
2 – Objectivos e Processos
3 -O processo metodológico da Investigação-Acção
Cap. III - Investigação avaliativa: Conceitos, estruturas e processos
1 –Princípios, objectivos e tipologias de avaliação
2 –Estrutura, modelos e etapas do processo avaliativo
3 -Pertinência, validade e fidelidade da avaliação
OBS.Conteúdos baseados em ex. práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Rosa da Primavera Carvalho Neves de Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + Trabalho de Investigação sobre um dos tópicos da matéria, com a elaboração de um powerpoint interactivo(50%), que respeite as normas da APA: 100.0%
Bibliografia
ALMEIDA, Helena (2005). “Diálogos do agir e investigar na construção de estratégias de intervenção social”, in Pereira, Anabela e Decq Motta, Elisa “Acção social e aconselhamento psicológico no ensino superior. Investigação e intervenção”,Actas do Congresso Nacional, Coimbra: Edições SASUC, 31-46.
BARBIER, René (1996), La Recherche-Action, Paris, Anthropos.
BECKER, Saul e Alan Bryman (eds.) (2004), Understanding research for social Policy and Practice. Themes, methods and approaches, Bristol, Policy Press and the Social Policy Association
DUCHAMP, Michel; BOUQUET, Brigitte & DROUARD, Hervé (1989). La recherche en travail social , Col. Travail social, Paris: Ed. Centurions.
FLICK, Uwe (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa, Porto Alegre, Artmed/Bookman (3ªed.)
McLaughlin, Hug (2012). Understanding Social Work Researching. 2nd Ed. London: Sage Publishing Ltd.