Estágio II

Ano
4
Ano lectivo
2020-2021
Código
01010340
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
26.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Durante o Estágio os estudantes submetem à análise do supervisor da faculdade, para posteriormente serem partilhados em sessão colectiva, um Plano de Estágio, a análise de uma actividade ou de um caso e um Artigo Científico que resulta de pesquisa bibliográfica, documental e empírica efectuada pelo estagiário, nos termos da contratualização assinada. O debate é efectuado à luz dos tópicos definidos para o Seminário.

Resultados de Aprendizagem

O ESTÁGIO (7.º semestre) é pré-profissionalizante e visa proporcionar aos estudantes uma aprendizagem em contexto profissional de forma a assegurar o aperfeiçoamento e aquisição reflexiva de competências e atitudes fulcrais para um bom desempenho profissional: Competências de planeamento e de análise prospectiva na compreensão da realidade social e institucional, integrando a dimensão estratégica da intervenção; competências analítico-reflexivas sobre enquadramentos normativos, políticas sociais e procedimentos de intervenção; construção e uso de instrumentos adaptados à dinâmica do diagnóstico e intervenção social; adequação dos métodos e procedimentos técnicos; competências de comunicação oral e escrita; espírito de iniciativa, inovação e autonomia na gestão do seu processo de aprendizagem; reconhecimento e compreensão da dimensão ético-deontológica da profissão; valorização da pesquisa e do relacionamento interpessoal na construção e conquista de espaço e do projecto profissional.

Estágio(s)

Sim

Programa

O ESTÁGIO tem uma duração de 20 semanas: 15 correspondem a presença no local de estágio (32 horas de prática semanais em contexto institucional ou comunitário), 4 semanas destinadas à elaboração relatório final e 1 semana é consagrada à avaliação do mesmo. A carga horária global corresponde a 702 horas: 480 horas para actividades na instituição/ serviço receptor do estágio (4 dias/semana), 30 horas /supervisão na Faculdade, 190 horas / trabalho autónomo e 2 horas a avaliação. A Supervisão colectiva é assegurada em regime de Seminário (uc autónoma). A supervisão individual acompanha todo o estágio e assegura, sempre que o aluno o solicite, um apoio especializado e contínuo.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Componente prática (50%); Relatório de Estágio (50%), componente escrita e defesa oral: 100.0%

Bibliografia

Será indicada bibliografia específica em função do contexto institucional e da área problemática em que se inscreve o estágio / It will be indicated specific bibliography accordingly to the stage area and institutional context