Psicopatologia

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010334
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo e demonstração prática através de análise e discussão de casos clínicos.

Resultados de Aprendizagem

[1] Analisar sob várias perspetivas a diferenciação entre comportamento normal e perturbado;

[2] Descrever os principais modelos explicativos da psicopatologia – médico/biológico; psicológicos; sociológico; biopsicossocial, em especial o modelo diátese-stresse;

[3] Conhecer terminologia e conceitos básicos relacionados com a psicopatologia (e.g., prevenção primária, secundária, terciária), assim como familiarizar-se com os principais sistemas de classificação das perturbações mentais; 

[4] Definir e designar corretamente uma série de sinais e sintomas psicopatológicos, relacionados com o exame mental;

[5] Caracterizar clinicamente diversas perturbações mentais potencialmente relevantes para o serviço social (e.g., de humor; de ansiedade; esquizofrenia; pós stresse traumático; de consumo de substâncias; entre outras).      

Estágio(s)

Não

Programa

•O conceito de doença mental.

•Principais modelos sobre psicopatologia (modelos biológicos, modelos psicológicos, modelos socioculturais; modelos integrativos biopsicossociais, e.g., modelo diátese-stresse).

•Os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária.

•Conceitos básicos relacionados com o exame mental.

•Noções gerais sobre os principais sistemas de classificação das perturbações mentais.

•Principais perturbações mentais, nomeadamente: perturbações da ansiedade; perturbações de ajustamento e pós stresse traumático; perturbação obsessivo-compulsiva; perturbações do humor (depressivas; maníaco-depressiva); esquizofrenia, episódio psicótico e perturbação delirante; uso de substâncias e dependências. 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cardoso Allen Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

American Psychiatric Association, APA. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders, Fifth Edition [DSM-5]. Arlington, VA: Author.

-Barlow, D.H., & Durand, V.M. (2012). Abnormal psychology- An integrative approach (6th ed.). Belmont, CA: Cengage.

-Castonguay, L. G., & Oltmanns, T. F. (Ed.). (2016). Psychopathology: from science to clinical practice. New York, London: The Guilford Press

-Correia, D. T. (Coord.). (2014). Manual de psicopatologia (2ª ed.). Lisboa: Lidel. Cap. sobre semiologia psicopatológica.

-Figueira, M. L., Sampaio, D., & Afonso, P (Coord.) (2014). Manual de psiquiatria clínica. Lisboa: Lidel.

-Teixeira, J.A.C. (2010). Introdução à psicopatologia geral (2ª ed. rev. e ampliada). Lisboa: ISPA.

- World Health Organization (1992).  The ICD-10 Classification of Mental and Behavioural  Disorders. Clinical descriptions and diagnostic guidelines. Geneva: Author.