Psicopatologia

Ano
3
Ano lectivo
2015-2016
Código
01010334
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interactivo. Demonstração prática através de role-playing e análise e discussão de casos clínicos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Psicopatologia tem como objectivo principal dar a conhecer aos alunos os principais modelos etiológicos e de compreensão dos sintomas psicopatológicos mais comuns, numa perspectiva biopsicossocial integrativa e multidimensional, que inclua factores biológicos, psicológicos e sociais, com especial destaque para a abordagem sociológica da doença mental.

Nesse sentido são abordados genericamente os principais paradigmas da aprendizagem (e.g., condicionamento clássico, operante, aprendizagem social e revolução cognitiva). A disciplina pretende ainda transmitir conhecimentos relativos à avaliação psicopatológica (exame mental) e aos critérios clínicos diagnósticos das perturbações mais prevalentes, incluindo a Esquizofrenia. Pretende ainda treinar os alunos nas competências de avaliação para elaboração do exame mental psiquiátrico.

Estágio(s)

Não

Programa

O conceito de doença mental

- A evolução histórica do conceito de perturbação psicológica(doença mental)e modelos explicativos: os modelos biológicos/modelos psicológicos/modelos sociais

- Os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária.

- Karl Jaspers e a abordagem fenomenológica: os conceitos de reacção,

- Esquizofrenia: critérios de diagnóstico da DSM-IVR; o conceito de sintomas positivos e negativos; os “sintomas fundamentais” de Bleuler e os “sintomas de primeira ordem”/Kurt Schneider e as suas relações com os sintomas positivos e negativos; prevalência da esquizofrenia.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + 50%- um caso prático relativo ao Exame Mental ; - um caso prático relativo aos Conceitos de Doença Mental, Modelos explicativos e Paradigmas de Aprendizagem: 100.0%

Bibliografia

Alloy, L. B., Jacobson, N. S., & Acocella, J. (1999). Abnormal Psychology: Current Perspectives. Boston: McGraw-Hill. (Cap 4, (pg. 76-120).

•• Alloy, L. B., Jacobson, N. S., & Acocella, J. (1999). Abnormal Psychology: Current Perspectives. Boston: McGraw-Hill. (Cap 4, (pg. 76-120).

• American Psychiatric Association (2002). DSM-4-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (4ª edição; texto revisto). Lisboa: Climepsi Editores.

• Davison, G. C. & Neale, J. M. & Kring, A. M. (2007). Abnormal Psychology. New York: John Wiley and Sons, Inc.

• Jaspers, K. (1997). General Psychopathology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.

• Trzepacz, P. T. & Baker, R. W. (2001). Exame Psiquiátrico do Estado Mental. Lisboa: Climepsi Editores.