Estágio I

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010312
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O seminário corresponde ao momento de ensino colectivo favorável à especificação de cada experiência de estágio, aprendizagem efectuada e globalização da informação. Procedimentos: partilha de informação entre pares, seguida de questionamento, análise e reflexão sobre os contextos e os processos de aprendizagem e de intervenção; orientações sobre as exigências de organização, de síntese e de rigor necessária à elaboração de um Estudo Monográfico (EM) final.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: aquisição de conhecimento dos contextos organizacionais (equipamentos e estruturas) e sociais (sujeitos e problemáticas sociais) de desempenho da actividade dos A Sociais; familiarização com procedimentos de rotina instituídos; treino de competências analíticas e operativas do SS; desenvolvimento de pensamento reflexivo sobre os contextos e as práticas de intervenção. Competências: Identificar o contexto institucional de enquadramento do estágio; Compreender: o

quadro normativo/político/social/económico/cultural das medidas de política social e procedimentos de intervenção; a complexidade da(s) problemática(s) a que a instituição receptora e o Serviço Social dão resposta; as rotinas profissionais adequadas às características dos sujeitos e contextos; Especificar e reflectir sobre as funções e as competências associadas ao desempenho profissional; Desenvolver uma atitude prospectiva em relação à compreensão das problemáticas sociais, e treino de técnicas de recolha de dados.

Estágio(s)

Sim

Programa

Esta unidade lectiva desenvolver-se-á em contexto operativo, com a duração de 180 horas de permanência institucional (12 horas/ semana) e 2 horas semanais na Faculdade, em regime de seminário, durante 15 semanas. A sua organização integra contactos prévios com as organizações, bem como o estabelecimento de um acordo inter-institucional sobre o período de observação.

O seminário (supervisão colectiva) terá como referência os seguintes conteúdos:

I - Contextos sociais e institucionais de intervenção

Espaços e Dinâmicas sócio-institucionais

Problemáticas Sociais de enquadramento

II - Aprendizagens e Competências de intervenção

Contextos Profissionais e Metodologias de Intervenção

Contextos Profissionais: Especificidades e Constrangimentos

III – Exigências e características de um estudo monográfico.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da Luz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exposição oral : 20.0%
Período de observação efectuada : 30.0%
Componente escrita : 50.0%

Bibliografia

Almeida, José Luís, & Sousa, Paula (2016). Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social, Edição Psicosoma.

Barsky, Allan (2010). Ethics and Values in Social Work. Oxford University Press. http://ndl.ethernet.edu.et/bitstream/123456789/49792/1/2.allan%20edward%20barsky.pdf

Coulshed, Veronica, & Orme, Joan (2012). Social Work Practice. 5th ed. Palgrave Macmillan editor. England

Fialho, Joaquim (Org.) (2021). Manual para a Intervenção Social. Lisboa: Sílabo

Granja, Berta (2016). Assistente Social — Identidade e Saber. Novas Edições Académicas

Healy, Karen. (2005). Social Work Theories in Context. Creating Frameworks for Practice.  Palgrave, MacMilllan

Higham, Patricia (2006). Social Work: Introducing Professional Practice. Thousand Oaks: SAGE Publications

Martinez, Manuel. (2011). La práctica del Trabajo Social. Editorial Sintesis

Santos, Clara, Albuquerque, Cristina, & Almeida, Helena. (2013). Serviço social: mutações e desafios. Imprensa da Universidade de Coimbra.