Estágio I

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010312
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O seminário corresponde ao momento de ensino colectivo favorável à especificação de cada experiência de estágio, aprendizagem efectuada e globalização da informação. Procedimentos: partilha de informação entre pares, seguida de questionamento, análise e reflexão sobre os contextos e os processos de aprendizagem e de intervenção; orientações sobre as exigências de organização, de síntese e de rigor necessária à elaboração de um Estudo Monográfico (EM) final.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: aquisição de conhecimento dos contextos organizacionais (equipamentos e estruturas) e sociais (sujeitos e problemáticas sociais) de desempenho da actividade dos A Sociais; familiarização com procedimentos de rotina instituídos; treino de competências analíticas e operativas do SS; desenvolvimento de pensamento reflexivo sobre os contextos e as práticas de intervenção. Competências: Identificar o contexto institucional de enquadramento do estágio; Compreender: o

quadro normativo/político/social/económico/cultural das medidas de política social e procedimentos de intervenção; a complexidade da(s) problemática(s) a que a instituição receptora e o Serviço Social dão resposta; as rotinas profissionais adequadas às características dos sujeitos e contextos; Especificar e reflectir sobre as funções e as competências associadas ao desempenho profissional; Desenvolver uma atitude prospectiva em relação á compreensão das problemáticas sociais, e treino de técnicas de recolha de dados.

Estágio(s)

Sim

Programa

Esta unidade lectiva desenvolver-se-á em contexto operativo, com a duração de 180 horas de permanência institucional (12 horas/ semana) e 2 horas semanais na Faculdade, em regime de seminário, durante 15 semanas. A sua organização integra contactos prévios com as organizações, bem como o estabelecimento de um acordo inter-institucional sobre o período de observação.

O seminário (supervisão colectiva) terá como referência os seguintes conteúdos:

I - Contextos sociais e institucionais de intervenção

Espaços e Dinâmicas sócio-institucionais

Problemáticas Sociais de enquadramento

II - Aprendizagens e Competências de intervenção

Contextos Profissionais e Metodologias de Intervenção

Contextos Profissionais: Especificidades e Constrangimentos

III – Exigências e características de um estudo monográfico.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Período de observação efectuada (30%);Estudo Monográfico -componente escrita 50%, exposição oral 20%: 100.0%

Bibliografia

Será indicada bibliografia específica em função do contexto institucional e da área problemática em que se inscreve o estágio.

It will be indicated specific bibliography accordingly to the stage area and institutional context