Planeamento Estratégico e Inovação Social

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010301
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino consideram a natureza teórico/prática da UC. Desta forma, é utilizado o método Expositivo para informação dos conteúdos teórico-operativos e com recurso a novas tecnologias; métodos Activos para análise e debate em torno de textos e documentos seleccionados; simulações para treino de competências de planeamento; análise de projectos, fazendo intervir sempre que possível a colaboração de profissionais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: - Conceptualizar o planeamento como um instrumento de desenvolvimento, inovação e de mudança social; Valorizar o papel do planeamento nas metodologias de intervenção social; Promover a aquisição de competências analíticas e operativas no domínio do planeamento social; Capacitar para a concepção e gestão de projectos de intervenção social.

Competências: Identificar as diferentes concepções de projecto e a dimensão estratégica do planeamento na sociedade contemporânea; Explicitar a importância da participação e da cidadania no planeamento social; Estabelecer a relação entre planeamento, acção e avaliação no processo de intervenção social; Identificar as etapas e procedimentos operativos tendentes à elaboração, gestão e avaliação de projectos de intervenção; Elaborar um projecto de intervenção; Analisar os aspectos SWOT em planos/projectos de intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

Cap. I – Planeamento e Inovação Social: Cruzamentos conceptuais e sua ligação ao Serviço Social

1 – Cultura de projecto: do conceito ao paradigma

2 – Planeamento, Desenvolvimento, Mudança e Inovação Social

3 – Dimensões analíticas do Planeamento Social (politica, estratégica e instrumental)

4 – Os conceitos de Plano, Programa e Projecto.

5 – Planeamento, eficiência e eficácia. Quadro analítico na perspectiva do Serviço Social


Cap. II – Concepção de Projectos de Intervenção Social: Etapas e Processos

1 - Introdução à metodologia participativa de projecto

2 – Dimensão Estratégica do Planeamento e do Projecto

3 - Etapas de construção de um Projecto de Intervenção

4 – Objectivos e Estratégias de Acção

5 – Elaboração de um plano de acção


Cap. III – Desafios no quadro de intervenção social inovadora e planeada. Planeamento Social de Recursos Inovadores; Partilha de Projectos de Intervenção Social propostos pelos estudantes.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Gomes de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + 50% Trabalho de grupo com apresentação escrita e oral: 100.0%

Bibliografia

Allison, Michael e J. Kaye (2005). Strategic Planning for Nonprofit Organizations. A practical guide and workbook. NJ: John Wiley & Sons.

Azevedo, Carlos et al. (2010) - "Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos. O desafio da inovação social". Porto: VidaEconómica.

Baptista, Myrian V. (2000). Planeamento Social. Intencionalidade e instrumentação. S. Paulo: Veras Editora

Guerra, Isabel C. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. O Planeamento em Ciências Sociais. Estoril: Principia.

Lefèvre, Patrick (Dir.) (2006). Guide du management stratégique des organisations sociales et médico-sociales. Associations et Fondations. Établissements et Services. Administrations et Collectivités. Paris : Dunod.

Murray, Robin, Caulier-Grice, J. and Mulgan, G. (2010). The Open Book of Social innovation. N-Y, NESTA and Young Foundation.

Serrano, Gloria P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: Casos Práticos, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto: Porto Editora.