Gerontologia Educativa e Envelhecimento Ativo

Ano
3
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010298
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Serão importantes todos os conhecimentos anteriores obtidos pelos alunos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem ao longo da vida.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e a discussões em pequenos grupos em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o campo de estudos e intervenção da gerontologia educativa no quadro da educação permanente e conhecer os principais fatores e princípios que regem o desenvolvimento ao longo de toda a vida

2. Conhecer o fenómeno do envelhecimento sob diversas perspectivas: demográfica, biológica, cognitiva, emocional, social e familiar

3. Compreender a importância da promoção do envelhecimento ativo e saudável nas sociedades atuais, bem como conhecer os principais programas de estimulação e intervenção

4. Refletir sobre a importância da cidadania ativa e das questões de género no envelhecimento e na melhoria da qualidade de vida,bem como compreender diferentes formas de discrimição de que as pessoas idosas podem ser alvo e estratégias de intervenção

5. Compreender a influência dos contextos familiares, institucionais e comunitários na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas

Reflectir criticamente sobre o papel do técnico de CE na promoção do envelhecimento ativo e  saudável.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A gerontologia educativa no contexto da educação permanente e do curso de vida

2. Envelhecimento demográfico e revolução gerontológica

3. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social

4. Envelhecimento ativo e estilo de vida saudável

5. Envelhecimento bem-sucedido: modelos e programas de intervenção

6. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada

7. Educar para o processo de perda, de luto, a morte e o morrer

8. Género e envelhecimento: O duplo padrão

9. Cidadania e envelhecimento ativo

10. Família e envelhecimento

11. A prestação de cuidados a pessoas idosas em contexto familiar e institucional

12. A transição para a reforma e a aposentação.

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 30.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. PearsonEducation.

IMSERSO (2011). Envejecimientoactivo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad

Johnson, M.,&Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.

Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC.. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting

Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.

Sherron, R. H., &Lumsden, D. B. (1978). Introduction to Educational Gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.