Gerontologia Educativa e Envelhecimento Ativo
3
2017-2018
01010298
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Serão importantes todos os conhecimentos anteriores obtidos pelos alunos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem ao longo da vida.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e a discussões em pequenos grupos em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o campo de estudos e intervenção da gerontologia educativa no quadro da educação permanente e conhecer os principais fatores e princípios que regem o desenvolvimento ao longo de toda a vida
2. Conhecer o fenómeno do envelhecimento sob diversas perspectivas: demográfica, biológica, cognitiva, emocional, social e familiar
3. Compreender a importância da promoção do envelhecimento ativo e saudável nas sociedades atuais, bem como conhecer os principais programas de estimulação e intervenção
4. Refletir sobre a importância da cidadania ativa e das questões de género no envelhecimento e na melhoria da qualidade de vida,bem como compreender diferentes formas de discrimição de que as pessoas idosas podem ser alvo e estratégias de intervenção
5. Compreender a influência dos contextos familiares, institucionais e comunitários na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas
Reflectir criticamente sobre o papel do técnico de CE na promoção do envelhecimento ativo e saudável.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A gerontologia educativa no contexto da educação permanente e do curso de vida
2. Envelhecimento demográfico e revolução gerontológica
3. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social
4. Envelhecimento ativo e estilo de vida saudável
5. Envelhecimento bem-sucedido: modelos e programas de intervenção
6. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada
7. Educar para o processo de perda, de luto, a morte e o morrer
8. Género e envelhecimento: O duplo padrão
9. Cidadania e envelhecimento ativo
10. Família e envelhecimento
11. A prestação de cuidados a pessoas idosas em contexto familiar e institucional
12. A transição para a reforma e a aposentação.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 30.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. PearsonEducation.
IMSERSO (2011). Envejecimientoactivo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad
Johnson, M.,&Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.
Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC.. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.
Sherron, R. H., &Lumsden, D. B. (1978). Introduction to Educational Gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.