Políticas Sociais e Serviço Social II

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01010287
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição dos conteúdos teórico-operativos, predominantemente, na forma de projeção de diapositivos; Análise e debate de textos e documentos; Casos práticos com especial relevo para a participação dos alunos; Trabalho de Grupo sobre os diferentes temas da Unidade Curricular, com apresentação individual e discussão em plenário; Observação e análise de documentários/reportagens que problematizam o perfil da população alvo e campos de intervenção do Serviço Social. Convite a especialistas e profissionais, entre outros.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se, de uma forma geral: explicitar e compreender os pressupostos gerais subjacentes às políticas sociais, bem como a sua contextualização institucional/operacional nos campos da Saúde, Educação e Justiça;explicitar e enquadrar normativa e operativamente as funções, objetivos e processos da prática profissional nos respetivos campos em estudo; refletir sobre a complexidade das problemáticas sociais inerentes às populações alvo da intervenção do Serviço Social; analisar diferentes perspetivas e possibilidades de intervenção de modo a oferecer uma base crítica acerca dos seus fundamentos teórico metodológicos; avaliar construtivamente as implicações da Política Social na determinação dos limites e potencialidades da intervenção do Assistente Social.

Estágio(s)

Não

Programa

CAMPOS: SAÚDE, EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: Conjunturas, Contextos, Funções e Desafios na Prática Profissional

1 – CAMPO I - SAÚDE

Quadro evolutivo da política de saúde e configuração atual da organização dos cuidados de saúde; funções e práticas do Serviço Social; Populações Alvo e problemáticas associadas; enquadramento funcional e recursos e estratégias de intervenção profissional.

2. – CAMPO II - EDUCAÇÃO:

Configuração do sistema educativo Português;ação social escolar e educação inclusiva;escolas, ensino universitário e politécnico, reabilitação, educação especial e projetos integrados; funções e práticas do Serviço Social; Populações Alvo e problemáticas associadas; enquadramento funcional e recursos e estratégias de intervenção.

3 – CAMPO III  JUSTIÇA:

Configuração do sistema de justiça Português;DGRSP; jurisdição penal, execução de penas e jurisdição tutelar educativa;estabelecimentos prisionais, medidas penas e projetos de intervenção;funções e práticas do Serviço Social.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de grupo com apresentação individual: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Almeida, S. (2001). Representações e práticas do Serviço Social em contexto educativo e processos de mudança. In Revista Intervenção Social, nº 23/24, Dez. (pp. 63-79). Lisboa: ISSS Lisboa/Beja.

Amaro, M. I. (2012). Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Branco, F. (2009). A Profissão de Assistente Social em Portugal. Locus Soci@l, nº3,  61-89.

Campos, A. C. (2008) Reforma da Saúde – O Fio Condutor. Coimbra: Almedina.

Carmo, R. (org.) (2010). Desigualdades Sociais 2010. Estudos e Indicadores. Lisboa: Mundos Sociais.

Carvalho, M. I. (Coord.) (2012). Serviço Social na saúde. Lisboa: Pactor.

Chopart, Jean-Noel (Org.) (2006). Os Novos Desafios do Trabalho Social (pp. 147-161). Porto: Porto Editora.

Scheneider, L. (1987). Marginalidade e Delinquência Juvenil. S. Paulo: Cortez Editora.