Desenvolvimento Social e Comunitário
3
2019-2020
01010276
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A concretização dos objetivos e competências da uc pressupõe a combinação coerente entre metodologias de ensino expositivas e aulas centradas na análise e debate em torno de textos selecionados e de projetos de intervenção/ desenvolvimento comunitário.
Resultados de Aprendizagem
A uc de DSC visa a preparação dos discentes para a identificação e capitalização das potencialidades e recursos territoriais numa ótica de desenvolvimento social. Assim sendo a uc tem como objetivos gerais: Contribuir para o desenvolvimento de competências de análise e de aplicação/ adaptação de conceitos e metodologias de intervenção aos novos quadros societais;
Posicionar criticamente diferentes conceções e dimensões de Desenvolvimento; Explicitar e problematizar os domínios de intervenção e os referenciais teórico-metodológicos, de cariz inovador, no âmbito da ação social local; Identificar e compreender as premissas e princípios estratégico-operativos da ação coletiva orientada para a mudança; Conhecer e saber aplicar processos de diagnóstico territorial.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Perspetivas e Paradigmas de Desenvolvimento
1. Enquadramento teórico-conceptual
-O campo semântico em torno do conceito de Desenvolvimento;
-O conceito de Desenvolvimento Humano do PNUD
-O conceito de desenvolvimento para Amartya Sen
-O desenvolvimento comunitário e o desenvolvimento social no quadro do Serviço Social de "terceira era"
II. Ação coletiva e tendências atuais de Desenvolvimento Comunitário
1.Ação coletiva: premissas teórico-metodológicas
-Consciencialização como construção de uma identidade coletiva
-Organização para a autonomia
1.1.Participação:processo e etapas
1.2.Parcerias e intervenção em rede
1.3.Empowerment comunitário: mobilização para a ação e apropriação de poder
2. Diagnóstico territorial
3.Ação coletiva na promoção de bem-estar em Portugal
-Estrutura e dinâmicas das parcerias no âmbito das políticas sociais;
-Experiências atuais de Desenvolvimento Social e Comunitário.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Realização de um trabalho (em grupo) centrado na articulação analítica entre um texto selecionado e um projeto de desenvolvimento territorial em curso: 50.0%
Bibliografia
Garcia, T. (2014) – Trabajo Social Comunitário: afrontando juntos los desafios del siglo XXI. Alianza Editorial
Guerra, I. (2006). Participação e acção colectiva. Interesses, conflitos e consensos. Cascais: Principia.
Laot, F. et al. (1998). Piloter le développement social: Guide d’évaluation dynamique et participative. Paris : L’Harmattan.
Leene, G. et al (2008). The power of the stranger. Structures and dynamics of social intervention. Ashgate Publishing.
Milando, João (2005) – Cooperação sem Desenvolvimento. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Opt, S. & Ging, M. (2009). The Rhetoric of Social Intervention. An Introduction. Sage Publications.
Pawar, M. (2014) - Social and Community Development Practice.SAGE Publications
Pintasilgo, Mª Lourdes (2010) – Para um Novo Paradigma: um mundo assente no cuidado. Antologia de textos de Maria de Lourdes Pintasilgo. Lisboa: Edições Afrontamento.
Sen, Amartya (2003). O Desenvolvimento como Liberdade. Lisboa: Gradiva.