Serviço Social e Dinâmicas Grupais
2
2019-2020
01010265
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
Em cada módulo, procurar-se-à efectivar a seguinte metodologia de ensino:
• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;
• Análise e debate em torno de textos e documentos;
• Apresentação de casos práticos com especial relevo para a participação do aluno;
• Trabalho de grupo, apresentação e discussão em plenário dos diferentes temas da Unidade Curricular.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular Serviço Social e Dinâmicas Grupais (SSDG) da licenciatura em Serviço Social encontra-se estruturada em dois grandes eixos centrais que se subdividem nos seguintes objectivos (i) A abordagem da intervenção social com Grupos e correspondentes processos instrumentais e estratégicos utilizados na profissão de Serviço Social de Grupos (ii) Apresentação e discussão dos princípios e processos relacionados com o Serviço Social com Grupos e Dinâmica de Grupos nomeadamente no que se refere, num primeiro momento, de carácter mais analítico à sua consolidação conceptual para, num segundo momento, de carácter mais instrumental e operativo, apresentar e desenvolver competências analiticas e práticas, através de exercícios e simulações.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I – Serviço Social com Grupos
1. O Grupo: Características, Funcionamento e Estrutura
2. Fronteiras conceptuais em Serviço Social com Grupos : Trabalho em Grupo, Trabalho de equipa, Trabalho em colaboração, Trabalho com grupos, Supervisão de grupos e Socioterapia
3. Perspetivas analíticas e operativas em processos de intervenção com grupos - A dimensão individual, interindividual e coletiva
Modulo II – Processos de Intervenção com Grupos
1. A Comunicação no grupo.
2. Metodologias e Procedimentos de Intervenção Social: o processo circular e dinâmico entre diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação (metodologias participativas, capacitação, dinamização e mudança).
3. Dinâmicas grupais em processos de investigação-ação: perspetivas teóricas e práticas
Modulo III - Trabalho Com Grupos e Dinâmica de Grupos
1. Relações de Conexão e Desconexão
2. Perspetivas futuras
3. O papel do Assistente Social no trabalho com pequenos grupos: mediação, capacitação e mudança.
Docente(s) responsável(eis)
Jaqueline Ferreira Marques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Carmo, H (2000). Intervenção Social com Grupos. Lisboa: Universidade Aberta
Ferreira, S (2009) A intervenção estratégica do terceiro sector in Revista Critica de Ciências Sociais, 84 , pp 169-193. Coimbra: CES
Lawler, J & Bilson, A (2010) Social Work Management and LeaderShip: Managing Complexity with Creativity. London: Routledge.
Parker, J & Bradley, G (2007) Social Work Practice: Assessment; Planning; Intervention and Review. London:LearningMatters
Poch, T (1998) Trabajo Social de Grupo: grupos socioterapéuticos y socioeducativos, Cuadernos de trabajo Social, nº 11, pp 103-122.
Santos, C, Sequeira, J (2009).Instrumentos de diagnóstico e Intervenção em situação de Probreza transgeracional. Paper apresentado no colóquio internacional do ISSSP sob a temática “A Transgeracionalidade da Pobreza em Portugal”. Porto: ISSSP.
Rolfe, Gary, Jasper, Melanie and freshwater, Dawn (2011). Critical Reflection in Practice. Generating knowledge for care. 2nd edition. London: Palgrave Macmillan.