Serviço Social e Gestão de Organizações e Serviços

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
01010230
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Em cada módulo, procurar-se-á efectivar a seguinte metodologia de ensino:

• Exposição / informação dos conteúdos teórico-operativos por parte do docente;

• Análise e debate em torno de textos e documentos;

• Apresentação de casos práticos com especial relevo para a participação do aluno;

• Trabalho de grupo, apresentação e discussão em plenário dos diferentes temas da Unidade Curricular.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular tem como objectivos familiarizar os alunos com a natureza e as actividades desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor, consciencializando-os para o tipo e a importância da intervenção do Serviço Social nesse domínio, com realce para a sua actuação democrática e para o aprofundamento das dimensões social, económica e política.

Por último, pretende-se aprofundar os aspectos metodológicos e instrumentais de acção profissional nas organizações do terceiro sector, nomeadamente as que se referem com a gestão de equipas e processos de liderança, instrumentos de gestão e mecanismos de avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo I-Serviço Social Organizacional

1.A Gestão Social na Actualidade

1.1 Ciência dos Serviços: fundamentos, objeto e perspetivas

1.2 A gestão de Equipamentos Sociais: A Gestão e Serviço Social

2.Medidas e Instrumentos de Gestão no Serviço Social

2.1 As medidas de Protecção Social: Das medidas preventivas às medidas de contratualização(individual e colectivo)

2.2 Instrumentos de Gestão Social

2.2.1 Instrumentos de Gestão dos Equipamentos Sociais

2.2.2 Instrumentos de Gestão das medidas de Acção Social centradas no Individuo e na Família

3.Reflexão sobre o impacto dos processos gestionários na edificação do perfil profissional de Serviço Social

Módulo II-Práticas de Gestão no Terceiro Sector

-Administração do Terceiro Setor

-Modelos e Processos de Gestão das OTS

-Gestão de Equipas

-Gestão da Qualidade

-Sustentabilidade económica e valores de solidariedade

Módulo III-O Serviço Social na Gestão dos serviços

-Gestão do quotidiano

-A mediação e a negociação como comptências estruturantes

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da Luz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Andion, C. (1998) Gestão em organizações da economia solidária: contornos de uma problemática, in Revista de Administração Pública, 32(1): 7-25. Rio de Janeiro: FGV.

Ferreira, S (2009) A intervenção estratégica do terceiro sector in Revista Critica de Ciências Sociais, 84 , pp 169-193. Coimbra: CES

França, G.; Laville (2004).A economia solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: UFRGS.

Giager, L (2009) Constryendo diálogos en torno a la economia solidária in Revista Critica de Ciências Sociais, 84 , pp 81-101 Coimbra: CES

Lawler, J & Bilson, A (2010) Social Work Management and LeaderShip: Managing Complexity with Creativity. London: Routledge.

Montano, C. (2005) Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez.