Fundamentos Teóricos de Serviço Social

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010213
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular possui uma dimensão teórico-prática e engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: o Sessões de exposição teórica, o Análise de textos e o Seminário – esta modalidade de ensino privilegia a construção de espaços e momentos de apresentação e debate de temas

curriculares a partir da apresentação de trabalhos de exploração teórico-prática por parte dos estudantes, bem como a análise de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: Promover a compreensão da complexidade conceptual do SS, através de uma abordagem analítica da relação entre teoria/prática no quotidiano profissional; Transmitir conhecimentos sobre os paradigmas atuais subjacentes aos processos interventivos; Facilitar a aquisição e desenvolvimento de competências sobre a articulação entre conhecimentos teóricos, operativos e valores, a relevância dos contextos na construção de iniciativas potenciadoras de mudança social e as novas perspectivas da intervenção social na sociedade contemporânea, integrando a dimensão estratégica e inovadora da intervenção social. Competências: Compreensão sobre a natureza do conhecimento, componentes analíticas e atributos da prática de Serviço Social; Leitura crítica e reflexiva sobre os eixos reguladores da intervenção social contemporânea e os paradigmas orientador.

Estágio(s)

Não

Programa

Cap. I - Debates sobre a intervenção social na sociedade contemporânea

1 – Articulação teoria-prática no quotidiano profissional: A construção de sentido.

2 - Contextos sociais críticos: A complexidade analítica em processos de intervenção

3 – Serviço Social, estabilidade e mudança: O contributo de Neil Thompson

Cap. 2 – Referenciais teóricos do Serviço Social do Serviço Social Contemporâneo

1: As teorias: Serviço Social Feminista; Serviço Social Crítico, Serviço Social Estruturalista; Multiculturalismo; Neoliberalismo e Pósmodernidade.

2 – Os Modelos e Perspetivas de Intervenção: Conceptualização e potencialidades operativas - Intervenção centrada na relação; intervenção centrada na pessoa e nas forças; Advocacy e Empowerment; Mediação social, comunitária e intercultural.

3 - Prática Reflexiva e Investigação em Serviço Social: O contributo de Ian Shaw.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de Investigação sobre um dos tópicos da matéria,com a elaboração de um powerpoint interactivo(50%),que respeite as normas da APA : 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Adams, R.(2008). Empowerment, participation and social work. BASW Practical Social Work. Jo Campling. NY: Palgrave Macmillan.

Almeida, H. (2001).Conceptions et pratiques de la médiation sociale. Les modèles de médiation dans le quotidien professionnel des assistants sociaux, Coimbra : Fundação Bissaya-Barreto / Instituto Superior Bissaya-Barreto.

Beckett, C. (2010). Assessment & Intervention in Social Work. London: SAGE Publications Ltd

Gray, M.& Webb, S. (2009). Social Work Theories and Methods. London: Sage Publications, Ltd.

Lymbery, Mark and Postle, Karen (Ed.) (2007). Social Work. A Companion to Learning. London: sage Publications.

Rolfe, G.,Jasper, M. and freshwater, D.(2011).Critical Reflection in Practice. Generating knowledge for care. 2nd edition. London:Palgrave Macmillan.

Teater,B. (2010).An introduction to Applying Social Work Theories and Methods. UK: McGrow-Hill,Open University Press.

Thompson, N.(2000). Understanding Social Work. Preparing for Practice.London:Palgr