Estatística Aplicada

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010202
Área Científica
Estatística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas.

Resultados de Aprendizagem

A concepção pedagógico/científica da uc orienta-se para a formação integrada nos princípios/ métodos da estatística aplicados ao exercício profissional e à investigação em SS. Os resultados de aprendizagem organizam-se em três campos principais:

Atitudes (atitude mental favorável à aprendizagem da estatística; Compreender a importância da análise de dados para o desenvolvimento de uma visão crítica e fundamentada sobre o funcionamento da sociedade atual);b)conhecimentos (conceitos/ procedimentos essenciais da estatística básica; Alcançar um nível intermédio de literacia estatística);Competências (Saber usar ferramentas inform. para construir ficheiros de dados; Realizar análises estatísticas básicas/intermédias, pe, no que toca à inferência estatística; interpretar corretamente os resultados com utilização de distintas técnicas estatísticas; Ser capaz de redigir um rel. investigação com a análise de dados quantitativos).

Estágio(s)

Não

Programa

   I – Elementos básicos da Estatística: Definições de conceitos.

  II – O Processo geral de investigação e análise de dados quantitativos e questões relativas à medição das variáveis.

 III – Estatísticas descritivas: Análise de distribuições de variáveis discretas e contínuas através de métodos numéricos e de gráficos.

  IV – Introdução à inferência estatística e à distribuição normal.

   V – Planos de amostragem.

  VI – Elementos e técnicas de avaliação da associação estatística: correlação e regressão linear simples

 VII – Estatística inferencial aplicada a testes de hipóteses estatísticos (testes de significância estatística).

VIII – Trabalhos laboratoriais de análise de dados quantitativos.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Pacheco Miguel

Métodos de Avaliação

Avaliação
100% - dois testes teórico/práticos - Tipo A + Tipo C: 100.0%

Bibliografia

Antonius, R. (2003). Interpreting quantitative data with SPSS. London: Sage.

Cohen, B. (2008). Explaining Psychological Statistics. Hoboken, NJ: Wiley.

Field, A. (2005). Discovering Statistics Using SPSS (2nd ed.). London: SAGE.

Guéguen, N. (1999). Manual de estatística para psicólogos. Lisboa: CLIMEPSI.

Pestana, M. H. e Gageiro, J. N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS (5ª ed.). Lisboa:

Edições Sílabo.

Maroco, J. (2007). Análise estatística – Com utilização do SPSS (3ª ed.). Lisboa: EdiçõesSílabo.

Norusis, M. (2012). IBM SPSS Statistics 19 Guide to Data Analysis. Upper Saddle River, NJ: Pearson.

Other student resources:

<http://davidmlane.com/hyperstat/index.html>

<http://davidmlane.com/hyperstat/normal_distribution.html>

http://faculty.vassar.edu/lowry/VassarStats.html