Laboratório de Competências e Identidade Profissional

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
01010186
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição / informação dos conteúdos teórico-práticos por parte do docente;

Análise e debate em torno de textos e documentos;

Trabalhos de grupo e individuais;

Convite a especialistas e profissionais, entre outros.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos Gerais:

-Distinguir o perfil identitário da profissão de Serviço Social e os seus diversos campos de actuação;

-Clarificar e potencializar competências profissionais associadas à análise, operatividade e comunicação;

-Promover a reflexão, crítica e fundamentada sobre os valores e princípios estruturantes da profissão de Serviço Social.

Competências:

-Compreender os conteúdos e limiares de diferentes competências profissionais;

-Fundamentar e contextualizar as análises em função das áreas de intervenção e investigação;

-Desenvolver competências de comunicação, escrita e organização.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A CONSTRUÇÃO DO PERFIL IDENTITÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL

1.1.Valores e Princípios da Profissão: Como se define o SS?

1.2.Standards Internacionais de Qualidade da formação e da prática em SS.Articulação entre Teoria,prática e valores.O que significa aprender a ser A. S. e intervir com qualidade?

1.3.A identidade profissional do SS: Uma análise reflexiva.

2.COMPETÊNCIAS E PERFIS PROFISSIONAIS

2.1.Contextos de trabalho e perfis profissionais:Quais os campos de intervenção do SS?Como se constrói um perfil profissional?O que diferencia as prática dos A.S.?Porque co-existem práticas diferenciadas no mesmo campo de intervenção?

2.2.Competências profissionais:O que é um A.S. competente? Que competências lhe estão associadas?

3–COMUNICAR,PESQUISAR,PLANEAR E AVALIAR:COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE PROFISSIONAL

3.1.A instrumentalidade da intervenção social.

3.2.Escritos profissionais.

3.3.Observação e escuta ativa.

Docente(s) responsável(eis)

Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Becket, C. (2006). Essential Theory for Social Work Practice. London: Sage.

Boterf, G. (1995). De la Competence. Paris: Les editions d’organization.

Chopart, J. N. (org.) (2003). Os Novos Desafios do Trabalho Social: Dinâmicas de um Campo Profissional. Porto: Porto Editora.

Morin, E. (2008). Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget (5ªEd.).

Netting, F; Kettner, P; McMurtry, S & Thomas, M (2011) Social Work: Macro Practice . New Jersey: Pearson Edition (5th Edition)

O`Hagan, K. (1996). Competence in Social Work: a Practical Guide for Professionals. London: Jessica Kingsley Publishers ltd.

IFSW (2004). Global Standards for Education and Training for Social Work Profession.

NASW (2010). Standards for Social Work Case Management.

Rios, T. (2001). Ética e Competência. SPaulo:Cortez.

Santos, C. C. (2014). A Identidade Profissional do Serviço Social: Uma análise Reflexiva. In Carvalho,M.I. & Pinto, C. (coord.), Serviço Social Teorias e Práticas (pp. 85-96). Lisboa: Pac