Laboratório de Competências e Identidade Profissional
1
2020-2021
01010186
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição / informação dos conteúdos teórico-práticos por parte do docente;
Análise e debate em torno de textos e documentos;
Trabalhos de grupo e individuais;
Convite a especialistas e profissionais, entre outros.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos Gerais:
-Distinguir o perfil identitário da profissão de Serviço Social e os seus diversos campos de actuação;
-Clarificar e potencializar competências profissionais associadas à análise, operatividade e comunicação;
-Promover a reflexão, crítica e fundamentada sobre os valores e princípios estruturantes da profissão de Serviço Social.
Competências:
-Compreender os conteúdos e limiares de diferentes competências profissionais;
-Fundamentar e contextualizar as análises em função das áreas de intervenção e investigação;
-Desenvolver competências de comunicação, escrita e organização.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A CONSTRUÇÃO DO PERFIL IDENTITÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL
1.1.Valores e Princípios da Profissão: Como se define o SS?
1.2.Standards Internacionais de Qualidade da formação e da prática em SS.Articulação entre Teoria,prática e valores.O que significa aprender a ser A. S. e intervir com qualidade?
1.3.A identidade profissional do SS: Uma análise reflexiva.
2.COMPETÊNCIAS E PERFIS PROFISSIONAIS
2.1.Contextos de trabalho e perfis profissionais:Quais os campos de intervenção do SS?Como se constrói um perfil profissional?O que diferencia as prática dos A.S.?Porque co-existem práticas diferenciadas no mesmo campo de intervenção?
2.2.Competências profissionais:O que é um A.S. competente? Que competências lhe estão associadas?
3–COMUNICAR,PESQUISAR,PLANEAR E AVALIAR:COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE PROFISSIONAL
3.1.A instrumentalidade da intervenção social.
3.2.Escritos profissionais.
3.3.Observação e escuta ativa.
Docente(s) responsável(eis)
Joana Carla Marques Vale Mendes Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
Becket, C. (2006). Essential Theory for Social Work Practice. London: Sage.
Boterf, G. (1995). De la Competence. Paris: Les editions d’organization.
Chopart, J. N. (org.) (2003). Os Novos Desafios do Trabalho Social: Dinâmicas de um Campo Profissional. Porto: Porto Editora.
Morin, E. (2008). Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget (5ªEd.).
Netting, F; Kettner, P; McMurtry, S & Thomas, M (2011) Social Work: Macro Practice . New Jersey: Pearson Edition (5th Edition)
O`Hagan, K. (1996). Competence in Social Work: a Practical Guide for Professionals. London: Jessica Kingsley Publishers ltd.
IFSW (2004). Global Standards for Education and Training for Social Work Profession.
NASW (2010). Standards for Social Work Case Management.
Rios, T. (2001). Ética e Competência. SPaulo:Cortez.
Santos, C. C. (2014). A Identidade Profissional do Serviço Social: Uma análise Reflexiva. In Carvalho,M.I. & Pinto, C. (coord.), Serviço Social Teorias e Práticas (pp. 85-96). Lisboa: Pac