Laboratório de Competências e Identidade Profissional

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010186
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição / informação dos conteúdos teórico-práticos por parte do docente;

Análise e debate em torno de textos e documentos;

Apresentação de narrativas profissionais com especial relevo para a participação do aluno;

Trabalho de grupo, apresentação e discussão em plenário dos diferentes temas da Unidade Curricular

Resultados de Aprendizagem

Objectivos Gerais:

- Identificar o perfil identitário da profissão de Serviço Social e os seus campos de actuação

- Clarificar e potencializar competências profissionais associadas à análise, operatividade e comunicação;

- Promover a reflexão, crítica e fundamentada sobre os valores e princípios estruturantes da profissão de Serviço Social;


Competências:

- Compreender os conteúdos e limiares de diferentes competências profissionais;

- Fundamentar e contextualizar as análises em função de distintas aproximações paradigmáticas;

- Reconhecer, refletir e debater de forma reflexiva os princípios e valores estruturantes da Profissão de Serviço Social.

Estágio(s)

Não

Programa

1.A Construção do Perfil Identitário Profissional do SS

1.1.Valores e Princípios da Profissão em SS:o que é ser Assistente Social?

1.2.Standards Internacionais de Qualidade da formação e da prática em SS.Articulação entre Teoria,prática e valores.O significa aprender a ser Assistente Social e intervir com qualidade?

2.Competências e Perfis Profissionais

2.1.Contextos de Trabalho e perfis profissionais:Quais os campos de intervenção do SS?Como se constrói um perfil profissional?O que diferencia as prática dos Assistentes Sociais?Porque co-existem práticas diferenciadas no mesmo campo de intervenção?

2.2.Competências profissionais:O que é um Assistente Social competente? Que competências lhe estão associadas?

3.Comunicar,Pesquisar,Planear e Avaliar:competências transversais no exercício da autoridade profissional.

3.1.Atribuições profissionais:Diferença entre poder e autoridade.

3.2.Autoridade transformada em poder:a importância da argumentação e do pensamento estratégico.Escritos prof.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Mini Testes (30%) + Trabalho de sintese (70%): 100.0%

Bibliografia

Becket, C. (2006). Essential Theory for Social Work Practice. London: Sage.

Carmo, H. (coord) et al (1996). Exclusão Social : Rotas de Intervenção. Lisboa:ISCSP.

Ejzenberg, Ermitas (2007). Les écrits professionnels dans le secteur social et médico-social. Col. Perspectives Sociales, Paris : Librairie Vuibert Dias, A (1999) Um discurso sobre as Ciências. Revista Interacções nº1. Coimbra: Editora Quarteto

Morin, E. (2008). Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget (5ªEd.).

Netting, F; Kettner, P; McMurtry, S & Thomas, M (2011) Social Work: Macro Practice . New Jersey: Pearson Edition (5th Edition)

IFSW (2004). Global Standards for Education and Training for Social Work Profession.

NASW (2010). Standards for Social Work Case Management.