Laboratório de Competências e Identidade Profissional
1
2015-2016
01010186
Serviço Social
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposição / informação dos conteúdos teórico-práticos por parte do docente;
Análise e debate em torno de textos e documentos;
Apresentação de narrativas profissionais com especial relevo para a participação do aluno;
Trabalho de grupo, apresentação e discussão em plenário dos diferentes temas da Unidade Curricular
Resultados de Aprendizagem
Objectivos Gerais:
- Identificar o perfil identitário da profissão de Serviço Social e os seus campos de actuação
- Clarificar e potencializar competências profissionais associadas à análise, operatividade e comunicação;
- Promover a reflexão, crítica e fundamentada sobre os valores e princípios estruturantes da profissão de Serviço Social;
Competências:
- Compreender os conteúdos e limiares de diferentes competências profissionais;
- Fundamentar e contextualizar as análises em função de distintas aproximações paradigmáticas;
- Reconhecer, refletir e debater de forma reflexiva os princípios e valores estruturantes da Profissão de Serviço Social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.A Construção do Perfil Identitário Profissional do SS
1.1.Valores e Princípios da Profissão em SS:o que é ser Assistente Social?
1.2.Standards Internacionais de Qualidade da formação e da prática em SS.Articulação entre Teoria,prática e valores.O significa aprender a ser Assistente Social e intervir com qualidade?
2.Competências e Perfis Profissionais
2.1.Contextos de Trabalho e perfis profissionais:Quais os campos de intervenção do SS?Como se constrói um perfil profissional?O que diferencia as prática dos Assistentes Sociais?Porque co-existem práticas diferenciadas no mesmo campo de intervenção?
2.2.Competências profissionais:O que é um Assistente Social competente? Que competências lhe estão associadas?
3.Comunicar,Pesquisar,Planear e Avaliar:competências transversais no exercício da autoridade profissional.
3.1.Atribuições profissionais:Diferença entre poder e autoridade.
3.2.Autoridade transformada em poder:a importância da argumentação e do pensamento estratégico.Escritos prof.
Docente(s) responsável(eis)
Helena da Silva Neves dos Santos Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Mini Testes (30%) + Trabalho de sintese (70%): 100.0%
Bibliografia
Becket, C. (2006). Essential Theory for Social Work Practice. London: Sage.
Carmo, H. (coord) et al (1996). Exclusão Social : Rotas de Intervenção. Lisboa:ISCSP.
Ejzenberg, Ermitas (2007). Les écrits professionnels dans le secteur social et médico-social. Col. Perspectives Sociales, Paris : Librairie Vuibert Dias, A (1999) Um discurso sobre as Ciências. Revista Interacções nº1. Coimbra: Editora Quarteto
Morin, E. (2008). Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget (5ªEd.).
Netting, F; Kettner, P; McMurtry, S & Thomas, M (2011) Social Work: Macro Practice . New Jersey: Pearson Edition (5th Edition)
IFSW (2004). Global Standards for Education and Training for Social Work Profession.
NASW (2010). Standards for Social Work Case Management.