Tecnologias da Informação Aplicada ao Serviço Social

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010175
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Expositivo, treino de competências através de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de competências para a utilização dos sistemas informáticos para recolher, processar e apresentar informação de forma individual e em contexto de partilha de informação:

- Aprender a usar de forma adequada e segura os diversos sistemas informáticos;

- Aprender a recolher informação nas bases de dados bibliográficas;

- Aprender a organizar a recolha de dados através de métodos de pesquisa directa;

- Aprender a organizar a informação recolhida;

- Aprender a organizar os dados para uma análise qualitativa ou quantitativa;

- Aprender a preparar a apresentação de dados;

- Aprender a partilhar informação através das redes sociais;

- Compreender o impacto da utilização das tecnologias da informação em contextos profissionais.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução: Noções básicas de Hardware e Software:

2. Processos de recolha e análise de informação: A recolha de informação; A organização da informação recolhida; Análise de informação bibliográfica; Análise de informação recolhida diretamente.

3. Processos de divulgação de informação: Elaboração de documentos em diversos contextos; Criação de objetos comunicacionais em função de objetivos e contextos.

4. A utilização das redes sociais no trabalho social: Tecnologias da informação e cidadania; A produção de conteúdos; Partilha de informação e interação em redes sociais; Utilização das redes sociais na interação intra e extra profissional.

5.Desafios e possibilidades da sociedade de informação em rede: Impacto identitário das TIC no serviço social; Os desafios da inclusão digital; Como é possível ensinar, aprender e comunicar muito mais; A criação de comunidades de suporte em contexto on-line; As vantagens da hiperconetividade; As ameaças da hiperinformação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de 5 trabalhos individuais (propostos, entregues e discutidos em aula) - realização de 2 trabalhos de grupo: 100.0%

Bibliografia

American Psychological Association. (2010). Publication Manual of the American Psychological Association (6th edition). Washington, D.C: APA.

Cone, J. D. & Foster, S. L. (1993). Dissertations & Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields. Washington, D.C: APA.

Creuzi, P. E. (2003). History of Modern Computing. Cambridge: The MIT Press.

Eugène L., Leslie H. & Mante-Meijer, E. A. (208). The Social Dynamics of Information and Communication Technology. Hampshire: Asgate Publishing Limited.

Harris, J. & White, V. (eds) (2009). Modernising Social Work. Critical considerations. Bristol: Policy Press.

Hill, A. & Shaw, I. (2011). Social Work & ICT. London: Sage Publications.

Hock, R. (2004). The Extreme Searcher's Internet Handbook: A Guide for the Serious Searcher. Medford, NJ: Information Today, Inc.

Reynolds, G. (2008). Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery. Berkeley, CA: New Riders Press.