Psicologia do Desenvolvimento

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010169
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo (com suporte power-point); discussão de casos exemplificativos; discussão conjunta de textos sobre temáticas específicas; discussão/comentário de apresentação de sínteses pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos básicos para compreender o processo de desenvolvimento normativo(da infância à adolescência). Sublinha-se o facto de a psicologia do desenvolvimento estudar processos de mudança/estabilidade no desenvolvimento ao longo do ciclo vida. Embora esta uc incida nestes períodos deverão compreender os modos como o desenvolvimento em fases mais precoces pode comprometer(ou incentivar)o desenvolvimento em fases ulteriores. Destinando-se a futuros Assistentes S. é destacada a importância do conh.das tarefas desenvolvimentais na infância/adolescência,de modo a despistar/sinalizar,adequada e atempadamente,situações de risco para o desenvolvimento e bem-estar.Resultados:caracterizando um sujeito epistémico de referência,pretende dotar-se o Prof.de conhecimentos para identificar condições(meio,família ou sujeito)que propiciam atrasos/desvios no desenvolvimento e/ou perturbações no comportamento.

Em cada ano lectivo são escolhidos tópicos que ex. situações de risco.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

2. Desenvolvimento cognitivo na infância

2.1. Características e implicações do desenvolvimento "sensório-motor";

2.2. Implicações da construção da capacidade de representação;

2.3. Pensamento "pré-operatório" e "operatório concreto".

3. Desenvolvimento psicossocial na infância

3.1. Papel dos pais - expectativas e vinculação;

3.2. Teoria de Erikson e desenvolvimento na infância;

3.4. Desenvolvimento moral na infância (Bandura, Piaget, Kohlberg).

3.5. "Situações de risco" para o desenvolvimento na infância.

4. Adolescência

4.1. Crescimento físico: transformações pubertárias, diferenças interindividuais, efeitos psicológicos da puberdade;

4.2.Desenvolvimento cognitivo: construção do pensamento formal, a "universalidade" e aprendizagem do pensamento formal;

4.3. Juízo moral;

4.4. Génese e construção da identidade: Erikson, J. Marcia , e auto-estima na adolescência;

4.5. Desenvolvimento da socialização.

Docente(s) responsável(eis)

Luiza Isabel Gomes Freire Nobre Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos de síntese escrito & apresentação oral (50%); Teste escrito (50%): 100.0%

Bibliografia

Guralnick, M. J. (2008). Family influences on early development: Integrating the science of normative development, risk and disability, and intervention. In K. McCartney & D. Phillips (Eds.), Blackwell handbook of early childhood development (pp.44-61). MA: Blackwell Publishing.

Keenan, T., & Evans, S. (2009). An introduction to child development. 2th ed. London: Sage.

Lerner, R., & Steinberg, L. (2009). Handbook of Adolescent Psychology. NJ: John Wiley & Sons.

Machado, T. S. (2009). Vinculação aos pais: Retorno às origens. Psicologia, Educação e Cultura, XIII (1), 139-165.

Newman, B. M., & Newman, P. R. (2003). Development through life. A psychosocial approach. 8th ed., New York: Thomson- Wadsworth.

Papalia, D. F., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2008). A Child’s world. Infancy through adolescence. 11th ed. New York: McGraw- Hill.

Taborda Simões, M. C., & Nobre Lima, L. (2004). Adolescência: Concepções dos Professores. Psychologica, extra-série, 399- 416.