Psicologia do Desenvolvimento
1
2014-2015
01010169
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo (com suporte power-point); discussão de casos exemplificativos; discussão conjunta de textos sobre temáticas específicas; discussão/comentário de apresentação de sínteses pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de conhecimentos básicos para compreender o processo de desenvolvimento normativo(da infância à adolescência). Sublinha-se o facto de a psicologia do desenvolvimento estudar processos de mudança/estabilidade no desenvolvimento ao longo do ciclo vida. Embora esta uc incida nestes períodos deverão compreender os modos como o desenvolvimento em fases mais precoces pode comprometer(ou incentivar)o desenvolvimento em fases ulteriores. Destinando-se a futuros Assistentes S. é destacada a importância do conh.das tarefas desenvolvimentais na infância/adolescência,de modo a despistar/sinalizar,adequada e atempadamente,situações de risco para o desenvolvimento e bem-estar.Resultados:caracterizando um sujeito epistémico de referência,pretende dotar-se o Prof.de conhecimentos para identificar condições(meio,família ou sujeito)que propiciam atrasos/desvios no desenvolvimento e/ou perturbações no comportamento.
Em cada ano lectivo são escolhidos tópicos que ex. situações de risco.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução
2. Desenvolvimento cognitivo na infância
2.1. Características e implicações do desenvolvimento "sensório-motor";
2.2. Implicações da construção da capacidade de representação;
2.3. Pensamento "pré-operatório" e "operatório concreto".
3. Desenvolvimento psicossocial na infância
3.1. Papel dos pais - expectativas e vinculação;
3.2. Teoria de Erikson e desenvolvimento na infância;
3.4. Desenvolvimento moral na infância (Bandura, Piaget, Kohlberg).
3.5. "Situações de risco" para o desenvolvimento na infância.
4. Adolescência
4.1. Crescimento físico: transformações pubertárias, diferenças interindividuais, efeitos psicológicos da puberdade;
4.2.Desenvolvimento cognitivo: construção do pensamento formal, a "universalidade" e aprendizagem do pensamento formal;
4.3. Juízo moral;
4.4. Génese e construção da identidade: Erikson, J. Marcia , e auto-estima na adolescência;
4.5. Desenvolvimento da socialização.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa Machado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos de síntese escrito & apresentação oral (50%); Teste escrito (50%): 100.0%
Bibliografia
Guralnick, M. J. (2008). Family influences on early development: Integrating the science of normative development, risk and disability, and intervention. In K. McCartney & D. Phillips (Eds.), Blackwell handbook of early childhood development (pp.44-61). MA: Blackwell Publishing.
Keenan, T., & Evans, S. (2009). An introduction to child development. 2th ed. London: Sage.
Lerner, R., & Steinberg, L. (2009). Handbook of Adolescent Psychology. NJ: John Wiley & Sons.
Machado, T. S. (2009). Vinculação aos pais: Retorno às origens. Psicologia, Educação e Cultura, XIII (1), 139-165.
Newman, B. M., & Newman, P. R. (2003). Development through life. A psychosocial approach. 8th ed., New York: Thomson- Wadsworth.
Papalia, D. F., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2008). A Child’s world. Infancy through adolescence. 11th ed. New York: McGraw- Hill.
Taborda Simões, M. C., & Nobre Lima, L. (2004). Adolescência: Concepções dos Professores. Psychologica, extra-série, 399- 416.