Relationship Marketing
3
2024-2025
01010158
Gestão
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se exigem, para esta disciplina, quaisquer pré-prequisitos ainda que os conhecimentos da disciplina de Marketing Operacional sejam considerados importantes.
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão desta uc os alunos deverão ser capazes de:
Adquirir uma compreensão clara dos principais elementos do Marketing Relacional
Ter a capacidade de avaliar os relacionamentos de uma organização com seus principais stakeholders e apostar na sua melhoria.
Entender o papel principal do CRM na criação de valor e o papel essencial da proposição de valor.
Entender a melhor forma de introduzir o CRM numa organização.
Estágio(s)
NãoPrograma
Capítulo 1 - Introdução
Capítulo 2 - Marketing Relacional sob diferentes prespectivas
Capítulo 3 - Economia de relacionamentos
Capítulo 4 - Marketing Experiencial
Capítulo 5 - Criação de Lealdade e o CRM
Capítulo 6 - Marketing 3.0
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
EGAN, J. - Relationship Marketing – Exploring Relational Strategies in Marketing; Pearson Education;Edinburgh, 2011.
GUMMESON, E. – Total Relationship Marketing; Butterworth-Heineman; Oxford, 2008.
HARWOOD, T.; GARRY, T.; BRODERICK, A. – Relationship Marketing: Perpectives, Dimensions and Context, McGraw Hill, 2008.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. – Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit – Actual editora, Hoboken, NJ: Wiley, 2010.