Relationship Marketing

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01010158
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se exigem, para esta disciplina, quaisquer pré-prequisitos ainda que os conhecimentos da disciplina de Marketing Operacional sejam considerados importantes.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais. 

Resultados de Aprendizagem

Após a conclusão desta uc os alunos deverão ser capazes de:

Adquirir uma compreensão clara dos principais elementos do Marketing Relacional

Ter a capacidade de avaliar os relacionamentos de uma organização com seus principais stakeholders e apostar na sua melhoria.

Entender o papel principal do CRM na criação de valor e o papel essencial da proposição de valor.

Entender a melhor forma de introduzir o CRM numa organização.

Estágio(s)

Não

Programa

Capítulo 1 - Introdução

Capítulo 2 - Marketing Relacional sob diferentes prespectivas

Capítulo 3 - Economia de relacionamentos

Capítulo 4 - Marketing Experiencial

Capítulo 5 - Criação de Lealdade e o CRM

Capítulo 6 - Marketing 3.0

Docente(s) responsável(eis)

Susana Maria Palavra Garrido

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

EGAN, J. - Relationship Marketing – Exploring Relational Strategies in Marketing; Pearson Education;Edinburgh, 2011.

GUMMESON, E. – Total Relationship Marketing; Butterworth-Heineman; Oxford, 2008.

HARWOOD, T.; GARRY, T.; BRODERICK, A. – Relationship Marketing: Perpectives, Dimensions and Context, McGraw Hill, 2008.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. – Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit – Actual editora, Hoboken, NJ: Wiley, 2010.