Relationship Marketing
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2018-2019
01010158
Área Científica do Menor
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se exigem, para esta disciplina, quaisquer pré requisitos ainda que os conhecimentos da disciplina de Marketing Operacional sejam considerados importantes.
Métodos de Ensino
Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Procurar-se-á envolver os alunos no processo da sua aprendizagem, sempre que possível, formatando-a à imagem dos seus interesses individuais, sem perder de vista as bases conceptuais que se impõem. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.
Resultados de Aprendizagem
O marketing relacional pretende assumir-se como uma nova visão do marketing apostada em criar valor para os stakeholders e em garantir a lealdade dos clientes. Neste curso pretende-se perceber a essência desta abordagem e entender os seus contributos para uma estratégia de marketing mais efetiva, e para a criação de uma carteira de clientes altamente lucrativa, baseada numa perspetiva de longo prazo. Como resultado final, os participantes deverão exibir uma nova visão do marketing, assente na criação de relações estáveis, duradouras e reciprocamente vantajosas entre as empresas e os seus clientes.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. De um marketing transacional a um marketing relacional • A essência da Lealdade • Os custos da rotação de clientes • Os benefícios da lealdade • O que significa lealdade
II. As fontes de valor para o cliente
III. O marketing relacional segundo os destinatários: • B2B • B2C • Serviços
IV. A gestão dos relacionamentos
V. O papel do CRM
VI. A conquista da lealdade • Como estar mais próximo dos clientes • Criatividade ao serviço da fidelização • O marketing experiencial
VII. Rumo a um marketing 3.0
Docente(s) responsável(eis)
João Pedro Dias Fontes da Costa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Os participantes serão avaliados pela sua prestação e envolvimento nas sessões, complementada pela elaboração de um ensaio final, individual: 100.0%
Bibliografia
CHRISTOPHER, Martin, Adrian Payne and David Ballantyne. – Relationship Marketing, creating stakeholder value, Butterwor.th‐Heinemann, 2002.
EGAN, J. - Relationship Marketing – Exploring Relational Strategies in Marketing; Pearson Education;Edinburgh, 2011.
GUMMESON, E. – Total Relationship Marketing; Butterworth-Heineman; Oxford, 2008.
HARWOOD, T.; GARRY, T.; BRODERICK, A. – Relationship Marketing: Perpectives, Dimensions and Context, McGraw Hill, 2008.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. – Marketing 3.0: from products to customers to the human spirit – Actual editora, Hoboken, NJ: Wiley, 2010.
SHETH , J. e PARVATIYAR, A. – Handbook of Relationship Marketing; Thousand Oaks, Sage Publications, 2000.