Planeamento e Avaliação da Qualidade
2
2020-2021
02024420
Economia e Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Combinação de metodologias expositivas e de metodologias interativas, baseadas na análise crítica de um conjunto de casos e exercícios. Espera-se que os estudantes assumam a apresentação de alguns casos e participem ativamente na discussão de vários textos.
No âmbito de cada tema abordado, para além da bibliografia base, são sugeridos artigos de revistas científicas e de revistas profissionais. Esses artigos devem servir de base à preparação dos casos. Frequentemente são enunciadas questões em aberto, as quais podem sugerir pistas para trabalhos de investigação na área.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular visa:
• Desenvolver nos estudantes a noção de que a Excelência Organizacional depende da implementação de princípios da Qualidade, da definição de objetivos alinhados com as necessidades das várias partes interessadas e da identificação de métricas e indicadores que permitam avaliar o caminho percorrido, monitorizar o desempenho alcançado e identificar oportunidades de melhoria.
• Dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para que consigam levar à prática o principio de que a Qualidade começa no desenho/conceção através da aplicação de metodologias e técnicas de planeamento da qualidade.
• Conferir aos estudantes capacidades para que concebam e implementem processos de auto avaliação organizacional.
Estágio(s)
NãoPrograma
Numa perspetiva de melhoria sustentada da performance organizacional, o planeamento e a avaliação da Qualidade são essenciais. Nesta u.c. são analisadas metodologias e ferramentas para a conceção de produtos, serviços e processos. Adicionalmente, são apresentados os princípios que sustentam modelos adequados de avaliação da qualidade, capazes de identificar pontos fortes e áreas de melhoria e de conferir confiança às partes interessadas.
São abordados os seguintes temas:
1) Fundamentos da Excelência Organizacional. Componentes hard e soft da Qualidade.
2) Planeamento da Qualidade. Metodologias e ferramentas para a conceção de novos produtos, serviços e processos.
3) Sistemas de medição de desempenho. Métricas e indicadores da Qualidade. Os Custos da Qualidade.
4) Referenciais para avaliação da Qualidade Organizacional. Modelos de excelência e autoavaliação.
5) Regulação, Acreditação e Qualidade: o contexto dos Serviços de Interesse Geral.
6) Qualidade e Inovação. Casos de sucesso.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 35.0%
Apresentação e discussão de caso em grupo 40%; trabalho escrito individual 25%.: 65.0%
Bibliografia
EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. - Managing for quality and performance excellence. 8th ed.. Mason : South-Western/Cengage Learning, 2011. [BP 658.5 EVA]
KANJI, Gopal K. ; SÁ, Patrícia Moura e - Performance measurement : the path to excellence. Leeds : Wisdom House Publications, 2006. [BP 658.5 KAN]
PEREIRA, Zulema Lopes ; REQUEIJO, José Fernando Gomes - Qualidade : planeamento e controlo estatístico de processos. Caparica : Faculdade de Ciências e Tecnologia ; Lisboa : Prefácio, 2008.
ROSA, Maria João; SÁ, Patrícia Moura e & SARRICO, Cláudia (Org.) – Qualidade em Ação. Lisboa: Sílabo 2014.