Gestão da Qualidade
3
2017-2018
01010142
Gestão
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O tratamento dos vários temas será feito através da combinação de metodologias expositivas e de metodologias interativas, baseadas na análise crítica de um conjunto de casos e exercícios. Espera-se que os estudantes se envolvam em diversas atividades e assumam a apresentação de alguns casos.
No âmbito de cada tema abordado, para além da bibliografia base, são sugeridos artigos de opinião e analisados testemunhos publicados em revistas profissionais.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular visa dotar os estudantes com os conhecimentos fundamentais da Gestão da Qualidade que lhes permitam dominar a terminologia própria e saber aplicar algumas técnicas e ferramentas na melhoria de processos e na resolução de problemas da qualidade.
Pretende-se que os estudantes:
• Desenvolvam uma perspetiva multidimensional da Qualidade;
• Identifiquem os princípios da Qualidade e distingam os contributos de diferentes gurus do movimento da Qualidade;
• Conheçam as etapas a seguir na conceção e implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e compreendam os objetivos e requisitos principais das normas ISO
• Saibam escolher as ferramentas e metodologias mais adequadas à melhoria em função das características dos problemas da qualidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Concebendo a Qualidade como uma filosofia de gestão suportada por um conjunto de ferramentas e metodologias, esta u.c. apresenta os conceitos, princípios e instrumentos que permitem estabelecer o seu quadro conceptual básico e colocar em prática, na resolução de problemas e melhoria de processos, os seus principais fundamentos.
São abordados os seguintes temas:
(1) O movimento da Qualidade. Origens e evolução do conceito de Qualidade.
(2) Princípios da Qualidade. Enfoque no cliente, envolvimento de todos e melhoria contínua.
(3) Barreiras e motivações para a implementação da Qualidade. Fatores críticos de sucesso.
(4) Garantia da Qualidade e os Sistemas de Gestão da Qualidade. Normas ISO. O fenómeno da certificação.
(5) Resolução de problemas e as ferramentas da Qualidade. As 7 ferramentas básicas e a sua integração no ciclo PDCA.
(6) Abordagens integradas para o combate ao desperdício: 5S, Lean e Seis Sigma.
(7) Fundamentos da Qualidade em Serviços. Especificidades e determinantes.
Docente(s) responsável(eis)
Patrícia Helena Ferreira Lopes de Moura e Sá
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação de casos/exercícios nas aulas, realizada em grupo - 40%; Participação nas aulas - 10%: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
EVANS, James R. ; LINDSAY, William M. - Managing for quality and performance excellenc. 8th ed.. Mason : South-Western/Cengage Learning, 2011. [BP 658.5 EVA]
PIRES, António Ramos – Sistemas de gestão da qualidade : ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria, serviços, administração pública e educação. Lisboa : Edições Sílabo, 2012.
ROSA, Maria João; SÁ, Patrícia Moura e & SARRICO, Cláudia (Org.) – Qualidade em Ação. Lisboa: Sílabo 2014