Marketing Management

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010131
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta disciplina será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

A unidade curricular de Marketing Management assume-se como uma cadeira introdutória ao Marketing, centrada nos seus aspetos operacionais, que permitirá aos estudantes desenvolver um novo quadro mental e uma nova linguagem.

Objetivos específicos

Dar-se-á grande ênfase ao comportamento dos consumidores e as variáveis do marketing-mix serão detidamente estudadas. Será desenvolvida a capacidade dos estudantes para elaborar um plano de marketing, articulando as suas componentes.

Competências genéricas

Espera-se que os alunos entendam as atribuições básicas de um departamento de marketing numa organização e que desenvolvam um novo quadro mental e uma nova linguagem funcional.

Competências específicas

Espera-se ainda que os estudantes reorientem a sua perspetiva da atividade empresarial, centrada agora na perspetiva do cliente, e que entendam as diversas áreas funcionais numa lógica integradora que converge na criação de valor e no reforço da competitividade.

Estágio(s)

Não

Programa

O ambiente de marketing

Estudos de mercado

Análise do comportamento de compra

Estratégia de marketing

Criação de valor: produtos, serviços e marcas

A política de produto

A política de preço

A política de distribuição

A política de comunicação

Publicidade e relações públicas

A gestão da comunicação digital

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Kotler, P. and Armstrong, G, Principles of Marketing, Prentice Hall (Pearson).

 Kotler, P. and Keller, K., Marketing Management, Prentice Hall (Pearson).