Marketing Relacional

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010114
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se exigem, para esta disciplina, quaisquer pré requisitos ainda que os conhecimentos da disciplina de Marketing sejam considerados importantes.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular será estimulado o trabalho de grupo e a lecionação será profundamente interativa, envolvendo os/as participantes na animação das sessões. Será dada uma componente eminentemente prática às matérias a lecionar, sempre que possível com o envolvimento de empresas ou de casos reais.

Em cada sessão, haverá múltiplos grupos de alunos em ação: um grupo apresentará um caso do dia, um caso de atualidade, relevante, sobre os temas da UC; dois grupos apresentarão e animarão os dois temas da sessão. Haverá ainda 2 grupos de comentadores dos temas apresentados.

Resultados de Aprendizagem

O Marketing relacional pretende assumir-se como uma nova visão do marketing apostada em criar valor para os stakeholders e em garantir a lealdade dos clientes. Neste curso pretende-se perceber a essência desta abordagem e entender os seus contributos para uma estratégia de marketing mais efetiva, e para a criação de uma carteira de clientes altamente lucrativa, baseada numa perspetiva de longo prazo. O programa que ora se apresenta, assenta no pressuposto de que seus os participantes possuem uma formação básica em marketing. Como resultado final, os participantes deverão exibir uma nova visão do marketing, assente na criação de relações estáveis, duradouras e reciprocamente vantajosas entre as empresas e os seus clientes.

Estágio(s)

Não

Programa

I. De um marketing transacional a um marketing relacional

• A essência da Lealdade

• Os custos da rotação de clientes

• Os benefícios da lealdade

• O que significa lealdade

II. O marketing relacional segundo os destinatários:

• B2B

• B2C

• Serviços

III. Uma nova segmentação

• A procura de clientes relacionais

• A segmentação da carteira de clientes

IV. O papel do CRM

V. A Jornada do cliente

• Gerir múltiplos touchpoints

• Uma estratégia Omnichannel

• Converter leads em negócio.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Alzira Marques: Marketing Relacional.  2ª Edição - setembro de 2014

Gart Capote:  A Jornada do Cliente: Guia essencial para entender clientes, desenvolver soluções, projetar experiências, repensar processos e prosperar (Portuguese Edition) Paperback – November 26, 2020.