Management and People
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2024-2025
01010103
Área Científica do Menor
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Leitura fluente em inglês
Métodos de Ensino
O método participativo da unidade curricular pretende criar condições para que os alunos saibam usar os conhecimentos teóricos. Em particular, os trabalhos individuais e de grupo são apresentados e discutidos de forma a garantir que os estudantes alcancem uma compreensão real das questões teóricas desenvolvidas.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
Compreender os princípios da gestão de potencial humano para a performance nos setores público, privado e social; distinguindo grandes empresas de PMEs e organizações fordistas das pós-fordistas; valorizando o significado dos fatores socias e culturais para e nas relações de emprego, muito em particular no que se refere ao contrato psicológico, ao desenvolvimento individual e grupal e às trajetórias partilhadas de competências nos contextos de competitividade, melhoria continua e aprendizagem organizacional e operacional
Objetivos específicos
Os estudantes devem reflectir e identificar de uma forma crítica a relação entre a teoria/política e a práctica/procedimentos de gestão no que se refere a pessoas num mundo em que a flexibilidade e criatividade são cada vez mais importantes.
Competências genéricas
Capacidade de análise e de síntese, capacidade de comunicação oral e escrita, conhecimentos de inglês, capacidade de trabalho em grupo.
Estágio(s)
NãoPrograma
(1) Dinâmica da mudança do contexto global e local da gestão de pessoas;
(2) Integração da visão estratégica e da gestão de linha;
(3) Diferenças significativas entre paradigmas Fordistas- Weberianos e Pós-Fordistas;
(4) Diferença entre princípios subjacentes aos modelos japoneses, americanos e europeus.
(5) Políticas e prácticas para: (a) competência: recrutamento e selecção; formação e desenvolvimento; b) motivação: avaliação de desempenho; recompensas financeiras; feedback e voice; (c) oportunidades de dar contributo: concepção do papel e responsabilidade no trabalho; sistemas de envolvimento e comunicação; e (d) identificação: promoção interna; segurança no trabalho e contracto psicológico.
(6) Resultados para: (a) mudança de atitudes no compromisso organizacional, satisfação no trabalho, percepção de justiça procedimental e distributiva, e equilíbrio vida-trabalho; (b) implicações comportamentais para o esforço, sentido de cidadania organizacional, e intenções de ficar ou sair.
Métodos de Avaliação
Avaliação
2 Testes - 40% + Trabalhos de Grupo e participação nas discussões e trabalhos desenvolvidos nas aulas - 60%.: 100.0%
Bibliografia
Abo, Tetsuo (1994) ( Ed.) Hybrid Factory: The Japanese Production System in The United States, Oxford, Oxford University Press
Beardwell, Ian; Holden, Len & Claydon, Tim (2004) (eds.). Human Resource Management: a Contemporary Perspective, 4th Edition. Financial Times/Prentice Hall.
Cascio, Wayne. (1998) Managing Human Resources: Productivity, Quality of Work Life, Profits, 5th ed., New York, McGraw-Hill.
Coyle-Shapiro, J. A-M.; Shore, Lynn M. ; Taylor, M. Susan & Lois E. Tetrick (eds.) (2005). The Employment Relationship: Examining Psychological and Contextual Perspectives, Oxford, Oxford University Press
Guion, R.M. (2011). Assessment, Measurement and Prediction for Personnel Decisions. Psychology Press.
Neil, Conway & Briner, Rob (2005). Understanding Psychological Contracts at Work: A Critical Evaluation of Theory and Research, Oxford, Oxford University Press
Shore, L., Coyle-Shapiro, J. A-M. and Tetrick, L.E. (2012). The Employee-Organization Relationship. Psychology Press.