Business Strategy

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010096
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O ensino desta disciplina baseia-se, fundamentalmente, numa perspetiva andragógica, isto é, na centragem da mesma nos interesses revelados pelos alunos e na conjugação desses interesses com os tópicos considerados internacionalmente como essenciais em Estratégia Empresarial.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Pretende-se que os alunos compreendam em profundidade a importância da Estratégia Empresarial. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da Análise e da Formulação da estratégica.

Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de apoio à análise, formulação e avaliação das estratégias e de resolução de problemas

Competências genéricas

Pretende-se que desenvolvam capacidades de manipular conceito, ideias e pensamentos estratégicos.

Competências específicas

Pretende-se que desenvolvam competências sociais como a capacidade de trabalhar em grupo e interagir com o mundo empresarial real relacionando a matéria da disciplina com a realidade empresarial e capacidades de formular e apresentar propostas estratégicas válidas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. INTRODUÇÃO

2. A ANÁLISE ESTRATÉGICA

2.1  Missão, Visão e Estratégia

2.2  Análise estratégica externa

2.3  Análise estratégica Interna

2.4  SWOT, Criatividade estratégica e Competitividade empresarial

3. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

3.1  As Estratégias Competitivas

3.2  A Vantagem Competitiva

3.3  Estratégias Genéricas e Fontes de Vantagem

4. ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO

4.1  As Estratégias de Integração

5.  ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

5.1. Motivações à Internacionalização

5.2. Modelos de Internacionalização

5.3. Estratégias de Internacionalização

6.  ESTRATÉGIAS DE DIVERSIFICAÇÃO

6.1  As Estratégias de Diversificação

6.2  Planeamento de Portfólios

7.  ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

7.1  As Estratégias de Desenvolvimento

7.2  Estratégias de Desenvolvimento e Estratégia Empresarial

7.3  Aquisições e Fusões

7.4  Alianças Estratégicas

8.  ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA

8.1  Estrutura e Estratégia

8.2  Tipos de Estrutura

9.  POLÍTICA DE GESTÃO E CONTROLO ESTRATÉGICO

Docente(s) responsável(eis)

Honório dos Reis Campante

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de grupo: 50.0%

Bibliografia

DESS, Gregory G. ; LUMPKIN, G. T. ; EISNER, Alan B. - Strategic management : text and cases. 4th ed.. Boston : McGraw-Hill/Irwin, 2008. [BP 658 DES]

GRANT, Robert M. - Contemporary strategy analysis : text and cases. 7th ed.. Chichester : John Wiley & Sons, 2010 [BP 658 GRA]

GUERRAS MARTÍN, Luis Ángel. ; NAVAS LÓPEZ, José Emilio - Fundamentals of strategic management. 1ª ed., Cizur Menor: Thomson/Civitas, 2013. [BP 658 NAV]

JOHNSON, Gerry ; SCHOLES, Kevan ; WHITTINGTON, Richard; ANGWIN, Duncan; REGNÉR, Patrick - Exploring strategy. 10ª ed., reimp.. Harlow : Pearson Education .