Métodos e Técnicas de Observação de Situações Educativas
0
2014-2015
01010079
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Horas de contacto - Seminário com a seguinte configuração:
- Exposição e realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos;
- Investigação bibliográfica e/ou empírica;
- Demonstração de procedimentos, apresentação de técnicas e instrumentos.
Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e aprofundamento)
- Preparação e/ou continuação dos seminários
Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem)
- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento de tarefas.
Resultados de Aprendizagem
(1) Conheçam e compreendam aspectos essenciais da observação pedagógica
- Expliquem a origem, pertinência e especificidades da observação científica
- Reconheçam o sentido e lugar da observação pedagógica como observação científica
- Esclareçam enquadramentos da observação pedagógica
(2) Realizem, com correcção, processos de observação pedagógica
- Planifiquem esses processos
- Desenvolvam esses processos
- Sistematizem informação recolhida nesses processos
- Avaliem esses processos
(3) Utilizem informação recolhida em processos de observação pedagógica
- Interpretem esclarecidamente essa informação
- Sugiram possibilidades de intervenção pedagógica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. Aspectos fundamentais da observação científica
1.1. Pressupostos da observação científica
1.2. Invenção e evolução da observação científica
1.3. Estratégias e instrumentos de observação em ciência
2. A observação pedagógica como observação científica
2.1. Continuidades e particularidade da observação pedagógica
2.2. Efeitos psicossociais intervenientes nos processos de inferenciação
2.3. Enquadramentos da observação pedagógica
3. Estruturação de processos de observação pedagógica
3.1. Conceptualização dos processos de observação
3.2. Planificação do processo de observação
3.3. Implementação dos processos de observação e análise de dados recolhidos
3.4. Utilização da informação disponível
3.5. Avaliação dos processos de observação
4. Análise e/ou organização de processos de observação pedagógica
4.1. Observação de educadores e professores
4.2. Observação de alunos
4.3. Observação de recursos educativos
4.4. Observação de circunstâncias pedagógicas
Síntese.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Altet, M., & Britten, J. D. (1983). Micro-enseignement et formation des enseignants. Paris: PUF.
Anguerra, M.T. (1983). Manual de prácticas de observación. Mejico: Trillas.
De Ketele, J. M. (1984). Observar para educar. Madrid: Aprendizaje -Visor.
Bronowski, J. (1973). The ascent of man. Boston: Litle, Brow and Company.
Damião, M. H. (2006). Observação pedagógica. Caderno. Coimbra: UC.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2005). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage.
Estrela, A. (1994). Teoria e prática da observação de classes. Porto: Porto editora.
Fróis, C. (Org.) (2009). A sociedade vigilante: Ensaios sobre identificação, vigilância e privacidade. Lisboa: ICS.
Hammersley, M. (Ed.). (2007). Educational research and evidence-based practice. The Open University Press/Sage.
Peña Acuña, B. (2011). Métodos científicos de observación en Educación. Madrid: Vison Libros.
Postic, M. (1979). Observação e formação de professores. Coimbra: Almedina.