Teoria da Educação

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01010068
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

À componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de comentário e discussão de temas relevantes, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos supervisionados pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento da Unidade Curricular de Teoria da Educação tem como preocupação fundamental criar momentos significativos, fundamentados e contextualizados conducentes a uma reflexão teórica e crítica sobre a educação: conceito, finalidades, agentes, contextos. Pretende-se, assim, dar a conhecer a diversidade de paradigmas relativos à compreensão do fenómeno educativo assim como desenvolver as ferramentas conceptuais necessárias à construção de atitudes críticas e reflexivas.

No final desta uc os alunos devem:

- compreender de forma crítica teorias, conceitos, princípios e modos de pensar relativos ao fenómeno educativo

- analisar de forma crítica e fundamentada os diversos discursos sobre a educação

- identificar os principais desafios colocados à educação na sociedade contemporânea.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de teoria da educação.

2. O conceito de formação.

3. O conceito de educação.

4. Teorias contemporâneas de educação.

4.1. A educação como desenvolvimento.

4.2. A educação como acção.

5. A educação como jogo de antinomias.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Cabanas,  J. M. Q. (2002).  Teoria da educação. Porto: Edições ASA.

Pessoa, T., Matos, A., Vieira, C., & Amado, J. (2012). Concepção e desenvolvimento de comunidades virtuais de formação de professores: O curso de b-learning de violência e gestão de conflitos na escola. In A. Monteiro, J. A. Moreira & A. C. Almeida (Orgs.), Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais (pp. 127-144). Santo Tirso: De Facto Editores.

Rodriguez Marcos, A., & Pessoa, T.  (Coord. ).(2011). A vida nas escolas – Casos para formação de professores ( La práctica cotidiana en los colégios: casos para la formación de docentes). Coimbra: Imprensa da Universidade.

Pessoa, T. (2011). Aprender e ensinar com a análise e a escrita de casos. In  A. Rodriguez Marcos & T. Pessoa (Coord.). A vida nas escolas – casos para formação de professores ( La práctica cotidiana en los colégios: casos para la formación de docentes. (cap.2). Coimbra: Imprensa da Universidade.