Media e Cidadania
0
2015-2016
01010057
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
Exposição teórica pela docente, participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de textos em diversos formatos e trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Tendo em conta um contexto comunicacional cada vez mais ubíquo, tecnologicamente sofisticado e sedutor, esta uc visa sensibilizar para a relação entre o uso crítico dos media e o exercício de uma cidadania responsável e participativa. Espera-se criar oportunidades de reflexão e construção de conhecimento sobre a evolução dos media e as suas implicações ao nível do acesso à informação, das relações sociais, da participação cívica e do próprio conceito de literacia.
Competências a desenvolver
-Compreender o lugar que os media ocupam no quotidiano pessoal e na esfera social
-Identificar características essenciais do contexto comunicacional atual
-Compreender o impacto dos novos media no acesso à informação, nas relações sociais e na participação cívica
-Caracterizar as potencialidades e os riscos do uso dos novos media
-Problematizar o conceito de literacia
-Refletir sobre o papel da escola e da educação na promoção da literacia mediática, como condição para o exercício da cidadania
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Os media e as tecnologias da informação e da comunicação
- Características da comunicação na era digital
- Os novos media no quotidiano. Usos e tendências.
2. Potencialidades e riscos dos novos media
- Os media e o acesso à informação
- Os media nas relações sociais
- Os cidadãos enquanto participantes na comunicação online e produtores de textos mediáticos: escolhas éticas e responsabilidade social
3. Media, Literacia e cidadania
- Literacia ou literacias?
- Literacia, participação social e cidadania
- Papel da escola e da educação na promoção da literacia
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Comunicar - Revista Científica Iberoamericana de Comunicación y Educación (2013). Jóvenes interactivos: Nuevas ciudadanías entre redes sociales y escenarios escolares, 40, XX.
Jenkins, H. (2009). Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Massachussets: MIT Press.
Jäger, T. (Ed.) (2010). Agir contra o cyberbullying – Manual de formação. eBook disponível em http://www.cybertraining-project.org/book.
Matos, A. (2012). A nova mídia: Desafios sociais e educativos. In N. Baldin & C. Albuquerque (Orgs.), Novos desafios na educação: Responsabilidade social, democracia e sustentabilidade (pp. 123-143). Brasília: Editora LiberLivro.
Ohler, J. B. (2010). Digital community, digital citizen. California: Corwin
Pailliotet, A. W., Mosenthal, P. (2000). Reconceptualizing literacy in the media age. Oxford: Elsevier Science.
Tyner, K. (2010). Media literacy: new agendas in communication. New York: Routledge.