Media e Cidadania

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
01010057
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

Exposição teórica pela docente, participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de textos em diversos formatos e trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Tendo em conta um contexto comunicacional cada vez mais ubíquo, tecnologicamente sofisticado e sedutor, esta uc visa sensibilizar para a relação entre o uso crítico dos media e o exercício de uma cidadania responsável e participativa. Espera-se criar oportunidades de reflexão e construção de conhecimento sobre a evolução dos media e as suas implicações ao nível do acesso à informação, das relações sociais, da participação cívica e do próprio conceito de literacia.

 

Competências a desenvolver

-Compreender o lugar que os media ocupam no quotidiano pessoal e na esfera social

-Identificar características essenciais do contexto comunicacional atual

-Compreender o impacto dos novos media no acesso à informação, nas relações sociais e na participação cívica

-Caracterizar as potencialidades e os riscos do uso dos novos media

-Problematizar o conceito de literacia

-Refletir sobre o papel da escola e da educação na promoção da literacia mediática, como condição para o exercício da cidadania

Estágio(s)

Não

Programa

1. Os media e as tecnologias da informação e da comunicação

- Características da comunicação na era digital

- Os novos media no quotidiano. Usos e tendências.

 

2. Potencialidades e riscos dos novos media

- Os media e o acesso à informação

- Os media nas relações sociais

- Os cidadãos enquanto participantes na comunicação online e produtores de textos mediáticos: escolhas éticas e responsabilidade social

 

3. Media, Literacia e cidadania

- Literacia ou literacias?

- Literacia, participação social e cidadania

- Papel da escola e da educação na promoção da literacia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Comunicar - Revista Científica Iberoamericana de Comunicación y Educación (2013). Jóvenes interactivos: Nuevas ciudadanías entre redes sociales y escenarios escolares, 40, XX.

Jenkins, H. (2009). Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century. Massachussets: MIT Press.

Jäger, T. (Ed.) (2010). Agir contra o cyberbullying – Manual de formação. eBook disponível em http://www.cybertraining-project.org/book.

Matos, A. (2012). A nova mídia: Desafios sociais e educativos. In N. Baldin & C. Albuquerque (Orgs.), Novos desafios na educação: Responsabilidade social, democracia e sustentabilidade (pp. 123-143). Brasília: Editora LiberLivro.

Ohler, J. B. (2010). Digital community, digital citizen. California: Corwin

Pailliotet, A. W., Mosenthal, P. (2000). Reconceptualizing literacy in the media age. Oxford: Elsevier Science.

Tyner, K. (2010). Media literacy: new agendas in communication. New York: Routledge.